‘8 Presidentes 1 Juramento – A História de um Tempo Presente’ resgata a política do Brasil desde a redemocratização


foto:divulgação/Reprodução

Erros, acertos e consequências dos últimos oito governos brasileiros são retratados em ‘8 Presidentes 1 Juramento – A História de um Tempo Presente’, minissérie que o canal internacional da Globo exibe a partir do dia 02 de janeiro para resgatar a história da política do Brasil desde o processo de redemocratização do país. A série tem como base o filme produzido pela Copacabana filmes em coprodução com a Globo Filmes, GloboNews e o Globoplay. 
 
“A série cumpre a missão de conectar a eleição de 2022 com a história da política brasileira desde a constituinte e trazer as gerações seguintes para uma visita à nossa história viva. Os jovens estão encarregados de construir o nosso futuro. E para isso é fundamental que tenham conhecimento do que passou nas últimas décadas. A exibição aumenta muito a nossa responsabilidade ao propor um debate sobre a nossa política e a história do nosso tempo presente. Ela convida toda a população do país a fazer parte deste debate”, afirma Carla, que fechou o ciclo do filme com o mandato de Jair Bolsonaro e a eleição para o terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva.
 
A produção tem como fio condutor registros captados pela imprensa nacional e estrangeira ao longo das décadas, além de materiais vindos do cinema, de jornais, revistas e de outras mídias. “Rever os fatos é muito importante. A reprodução deles com atores deixaria de cumprir com a oportunidade de usar o passado recente para entender e transformar o presente e o futuro. A linguagem tinha que ter uma dramaturgia construída com os vários registros do que vivemos nesses anos. Sem opiniões, sem explicações e sem filtro”, explica a diretora. 
 
O fim da Ditadura Militar no Brasil e o movimento Diretas Já, em meados dos anos 80, são o ponto de partida da história. A Constituição de 1988 – a oitava do país, concebida a partir da grande participação popular – é um dos destaques desta década em virtude dos avanços sociais que a Carta Magna permitiu desde sua promulgação. Assim como a eleição e posse de Fernando Collor, primeiro presidente eleito pelo voto direto, que marcou o início dos anos 90. A gestão presidencial, marcada pelo confisco das cadernetas de poupança e a alta inflação no Brasil, era uma realidade dos brasileiros nesta época. Ainda no início da década, Collor sofreu impeachment e o então vice, Itamar Franco, assumiu a Presidência.  
 
O segundo episódio revisita as disputas eleitorais que culminaram com as vitórias de Fernando Henrique Cardoso, ambas em primeiro turno, e o início do Plano Real, em 1994, que trouxe estabilidade econômica para o país. A virada para os anos 2000, a celebração dos 500 anos do Descobrimento do Brasil e o inédito tratamento brasileiro contra a AIDS encerram o capítulo. Entre os destaques do terceiro e do quarto episódios estão a descoberta do Pré-Sal durante o governo Lula e a chegada da primeira mulher à presidência do Brasil, Dilma Rousseff.
 
O quinto e último episódio da minissérie começa com a posse de Temer no lugar de Dilma, que sofreu impeachment, e iria até a eleição em que Jair Bolsonaro se tornou presidente do Brasil. Para a versão no canal, o episódio ganhou conteúdo inédito em relação ao filme e inclui momentos marcantes das políticas adotadas pelo governo Bolsonaro até o processo eleitoral de 2022, que resultou na eleição de Lula como presidente da república, e as manifestações ocorridas em diversas partes do Brasil, após a divulgação do resultado das urnas.
 
“Queria uma mistura entre fatos e emoções e não de opiniões sobre essa vivência. E queria deixar em aberto para que o espectador criasse as suas impressões. Como não existem entrevistas feitas por mim, o filme acontece sempre no presente. Conseguimos um resultado onde é possível observar os protagonistas construindo a história no momento em que ela está acontecendo”, conclui Camurati. 
 
8 Presidentes 1 Juramento – A História de um Tempo Presenteestreia na próxima segunda-feira, dia 02 de janeiro, a partir das 21h05 (horário de NY) no canal internacional da Globo

Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem