5G vai forçar milhões de brasileiros a mudar as suas antenas parabólicas

5G vai forçar milhões de brasileiros a mudar as suas antenas parabólicas



O 5G chegou ao Brasil e  poderá prejudicar cerca de 10 milhões de famílias brasileiras que assistem tv aberta através de antenas parabólicas.


Em suma, o problema é que as antenas parabólicas brasileiras transmitem os seus dados através da banda C, que opera na frequência entre 3,7 GHz e 6,45 GHz.


A atual banda C de antenas parabólicas deixará de existir em 18 meses, e a transferência de dados a partir destas antenas passará para a banda Ku. Isto significa que aqueles que dependem de antenas parabólicas para ver tv terão de substituir as suas antenas por novas que funcionem na banda Ku.


De acordo com a EAF; Empresa Administradora de Faixa, formada pela Claro, Tim e Vivo; 20 milhões de lares que assistem tv aberta no Brasil assistem por antena parabólica terão de mudar os seus receptores de sinal.


Mas 10 milhões de famílias terão de pagar elas próprias a substituição, de acordo com o edital 5G.


Mas "estes dados devem ser entendidos como estimativas, embora possam não representar a realidade atual, considerando que temos uma expectativa de uma diminuição do número de antenas parabólicas utilizadas ao longo do tempo", prevê a Anatel.


Para aqueles que utilizam uma antena parabólica e estão registados no CadÚnico, o conselho é de procurar o serviço Siga Antenado.


Mas deve notar-se que a interferência de 5G varia dependendo da posição do prato e da distância da estação 5G até ao prato.

Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem