Sala Digital, parceria entre Band e Google nas eleições, ganha estúdio permanente na emissora


Sala Digital ganhará espaço permanente na sede do Grupo Bandeirantes em São Paulo. Crédito: Renato Pizzutto

Sucesso brasileiro que virou referência para debates eleitorais em todo o mundo, a Sala Digital, criada pela Band em parceria com o Google em 2018, agora será permanente na emissora em São Paulo, monitorando durante 24 horas por dia os assuntos mais buscados na plataforma. O novo espaço contará com a ajuda da inteligência artificial para compilar e fornecer dados para todos os veículos do Grupo Bandeirantes, o que vai permitir uma análise ainda maior dos interesses dos telespectadores e dos temas mais debatidos nos esportes, no entretenimento e na política. A ideia é que todas as atrações possam interagir com os usuários, promovendo debates e enquetes em um só lugar, além de ser um projeto importante no combate às fake news.

Em 2022, o primeiro debate do segundo turno entre Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) bateu recorde no canal Band Jornalismo no YouTube Brasil, tornando-se a maior live jornalística da história. A transmissão ao vivo realizada em 16 de outubro daquele ano contabilizou mais de 2,2 milhões de visualizações simultâneas. Na ocasião, as buscas relacionadas à eleição também foram recorde no Google. “É um exemplo de como a indústria da comunicação pode ter uma relação saudável com a da tecnologia e vice-versa. O objetivo, agora, é alçar esta parceria a outro patamar, permitindo que o conteúdo do Grupo Bandeirantes seja distribuído de maneira multiplataforma para um público cada vez maior”, pontua André Luiz Costa, CEO da Vibra Digital, spin-off de tecnologia e estratégia digital do conglomerado de mídia.

A proposta amplia o alcance e fortalece o jornalismo, como explica o diretor executivo do Google no Brasil, Fábio Coelho. “O Google tem um compromisso com o jornalismo no Brasil há muitos anos e, com essa iniciativa, vamos poder ter uma intensificação do trabalho usando insights em tempo real. A Band é uma excelente parceira para isso”.

A cooperação entre as empresas contempla ainda o desenvolvimento de ferramentas e atuação conjunta nas áreas de publicidade, streaming, monetização, treinamentos e consultorias. As produções da emissora estarão em destaque nas buscas feitas no Google.

A Band e o Google também movimentarão o mercado com a contratação de novos jornalistas, desenvolvedores, videografistas, engenheiros e outros profissionais especializados.

Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem