Em Busca da Fé: Maratona de Natal do History


Foto: Divulgação

Neste Natal, o History apresenta a maratona especial Em Busca da Fé, composta por uma programação com 24 horas ininterruptas com produções especiais e séries que procuram desvendar os mistérios das figuras religiosas mais veneradas do catolicismo e também confrontar a veracidade das histórias mais famosas da Bíblia.

Confira alguns dos destaques:


6h – Guadalupe

Dezembro de 1531, México. A Virgem Maria aparece a um humilde camponês indiano, mas ninguém acredita nele. A seu pedido, o índio envolve em sua tilma (uma espécie de capa) algumas rosas, que floresceram misteriosamente em um solo nu. Na frente do bispo, ele abre a tilma e a imagem da Virgem está impressa nela, extraordinariamente real. Os resultados da análise são surpreendentes. Nos olhos da Virgem são visíveis as 13 figuras que testemunharam o milagre. E uma descoberta extraordinária revela a origem espanhola do nome Guadalupe e sua incrível conexão com o evangelista São Lucas.

Classificação Indicativa: livre

7h – Os Mistérios de Maria (The Mysteries of Mary): Uma Mulher Chamada Maria

Dividida em duas partes, essa produção italiana se aprofunda na história e segredos da mulher mais venerada de todos os tempos. Por meio de reconstruções e entrevistas com antropólogos, especialistas em textos antigos e teólogos, busca entender o que a figura de Maria representa para as religiões cristã e muçulmana.

Em Uma mulher chamada Maria, os primeiros doze anos de Maria, Nazaré, a Anunciação, o "Magnificat". O ceticismo de seu povo, a perturbação de José, seu marido, e a gravidez. Com o nascimento de Jesus começa uma nova fase da sua vida caracterizada por uma relação nem sempre fácil com o Filho.

7h55 – Os Mistérios de Maria: Mais Que Uma Mãe

Em Mais que uma mãe, a sua presença silenciosa e constante ao lado do Filho, desde as bodas de Caná com o primeiro milagre de Jesus, até o último suspiro de Cristo na Cruz. Momento dramático, mas de grande abertura ao futuro: de Mãe do Messias torna-se também Mãe da Humanidade.

CI: livre

12h10 – Conspirações Bíblicas (Bible Conspiracies): Pregos da Cruz

Essa série utiliza documentos históricos e recursos da ciência forense para investigar mistérios ligados à Bíblia. São analisados códigos e símbolos deixados em artefatos milenares, tomando como base as descobertas e evidências mais recentes.

Em Pregos da Cruz, depois de analisar os pregos encontrados na tumba do Sumo Sacerdote Caifás - que segundo os Evangelhos foi quem entregou Jesus aos romanos -, o arqueólogo Aryeh Shimron e sua equipe de cientistas encontram evidências infalíveis de que estes foram usados em uma crucificação. Teria sido a de Jesus Cristo?

CI: 14

13h50 - Conspirações Bíblicas: Noiva de Jesus

Em Noiva de Deus, um manuscrito de pelo menos 1.500 anos pode ter sido a primeira evidência escrita de que Jesus estava casado com Maria Madalena. A produção vasculha a Terra Santa revisando mosaicos antigos, obras de arte e, inclusive, cavernas do deserto em busca de mais pistas sobre esse casamento sagrado e histórico.

14h45 - Conspirações Bíblicas: Segredos da Crucificação

Em Segredos da crucificação, em 1971, uma escavadora descobriu uma antiga tumba em Jerusalém com uma inscrição em hebraico bíblico antigo que dizia: “Eu [sou] Abba, filho do sumo sacerdote Eleazar, descendente do sumo sacerdote Aarão”. Seria a tumba do último rei de Israel? E o que seus ossos revelarão sobre a crucificação de Jesus?

CI: 14

15h35 – O Código de Deus (The God Code)

Durante séculos, foram investigados códigos e mensagens secretas na Bíblia, mas somente recentemente, com a computação e os softwares atuais, os códigos começaram a ser revelados, incluindo um que parece indicar a localização da Arca perdida.

CI: 12

19h25 – Os Segredos de Maria Madalena (Mary Magdalene: The Secret Revealed)

O documentário reconstrói a verdadeira história de uma das mulheres mais misteriosas e caluniadas do Evangelho: Maria Madalena. Através de uma viagem no tempo será apresentada a importância desta mulher na vida de Jesus Cristo e o seu verdadeiro papel como "a apóstola dos apóstolos".

CI: 14

20h30 – A Morte de Jesus: Uma Investigação Médica (The Passion of Jesus: A Medical Investagation)

Esse especial apresenta, pela primeira vez, os mistérios da cruz de um ponto de vista científico. É possível que um homem consiga suportar uma cruz com mais de oitenta quilos? Como saber se, antes de ser crucificado, Jesus padeceu flagelos? Quais evidências da execução de Jesus existem em Jerusalém?

CI: 12

21h30 – As Pegadas de Jesus em Roma (Las Huellas de Jesús en Roma)

Da coluna onde Jesus Cristo foi açoitado, até a lança de Longino, que Lhe perfurou o tórax na crucificação, entre outros elementos sagrados, estão em Roma, cidade que se estabeleceu como a sede do cristianismo. Por que e como eles chegaram lá? Esse documentário analisa essas questões e de que forma a presença cristã na Europa e a importância da "Cidade Eterna" se fortaleceram. A produção visita locais nunca filmados antes, como os túmulos dos apóstolos Pedro e Paulo, e as capelas onde estão essas relíquias. Especialistas internacionais avaliam como as relíquias da Paixão de Cristo influenciaram a cidade que ficou consolidada como sede do cristianismo.

CI: 12

22h30 – Em Busca do DNA de Jesus (The Jesus Strand: a Search for DNA)

O especial investiga os descendentes do homem mais famoso da história, Jesus. Afinal, se ele andou pela Terra, pode ter formado uma família e seus descendentes podem estar vivendo entre a humanidade. O objetivo deste especial é estabelecer até onde pode ser reconstituída a genealogia de Jesus. Por meio da utilização da mais recente tecnologia e acesso sem precedentes aos arquivos e relíquias do Vaticano, cria a árvore genealógica mais detalhada na história sobre Jesus. Uma árvore genealógica com raízes profundas na antiga Bíblia e cujos ramos se estendem até hoje.

CI: 14

1h05 – Conspirações Bíblicas: Segredos na Escultura

Esse episódio investiga a imagem mais icônica da Virgem com o seu Filho crucificado, a magnifica Pietá de Michelangelo. Por que ela parece mais jovem que ele? Será que o artista estava escondendo mensagens a favor da Reforma em suas obras? O programa questiona essas questões e também o que suas pinturas e esculturas escondem; além de analisar o que os arquivos do Vaticano revelam.


A maratona de Natal do History começa dia 24 de dezembro, a partir das 6h da manhã.

Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem