Telecine garante sete indicados ao Oscar 2023


Sóvero Pereira, CEO do Telecine (Divulgação)


Para o Telecine, o número de indicados ao Oscar 2023 com direitos adquiridos para compor o acervo do seu conjunto de canais e da plataforma de streaming é um selo de qualidade do seu trabalho de curadoria. "Essa escolha de conteúdo é feita ao longa do ano todo, nos mercados dos mais variados festivais que a gente frequenta", conta Sóvero Pereira, CEO do Telecine, ao site TELA VIVA. "Nenhum outro serviço (de streaming) tem tanta indicação. Tem alguns que já estão no ar, como 'Top Gun Maverick' e outros que ainda estão na carreira de cinema, como 'Entre Mulheres', este último adquirido no Festival de Toronto do ano passado", diz.

Dos dez indicados ao Oscar de melhor filme, quatro são do Telecine: "Os Fabelmans", "Tár", "Entre Mulheres" e "Top Gun: Maverick". Completam a lista: "Babilônia", "Sra. Harris Vai a Paris" e "Gato de Botas 2: O Último Pedido". Juntos, os títulos tiveram 26 indicações.

A curadoria engloba um exercício de antecipar o que vai fazer sucesso nos diferentes públicos. "Nosso trabalho principal é escolher corretamente, tornando possível fazer as grades do canais temáticos, mas também, ser ainda mais assertivos no streaming, que permite fazer uma curadoria mais específica para cada perfil de público".

Segundo O CEO do Telecine, o serviço não coproduz os títulos internacionais, modalidade de parceria que é exclusiva às produções brasileiras. No entanto, não é raro que o Telecine entre no início dos projetos, antes do começo da produção, através de um contrato de pré-licenciamento. Para isso, o trabalho nos mercados de filmes dos festivais é fundamental. "Festivais são importante para termos contato com o cinema independente, o cinema dos filmes que não são dos grandes estúdios, como Universal e Paramount, com quem têm já temos output deal de longo prazo".

Marketing
Segundo Sóvero Pereira, o sucesso dos títulos nas salas de cinema é muito importante para o Telecine. "Por isso, somos parceiros dos distribuidores no sentido de fomentar a cadeia. Nos nossos canais e redes sociais, estamos sempre divulgando filmes que estão em exibição nos cinemas. O sucesso de bilheteria significa sucesso na plataforma", conta. "Ajudamos muito na divulgação do cinema no cinema e, mais ainda, quando são os filmes que a gente apoia. O distribuidor e exibidor nos vêem como parceiros", finaliza.

Selecionados
"Os Fabelmans", de Steven Spielberg, é o segundo longa com mais indicações este ano. Além de melhor filme, ele concorre às estatuetas de melhor diretor (para Spielberg); melhor atriz (Michelle Williams); melhor ator coadjuvante (Judd Hirsch); melhor roteiro original; melhor trilha sonora; e melhor design de produção.

O longa autobiográfico rendeu a Steven Spielberg o seu terceiro Globo de Ouro de melhor direção e ainda foi consagrado com o principal prêmio da cerimônia, de melhor filme de drama. No Festival de Toronto, "Os Fabelmans" levou o troféu de melhor filme pela votação do público. O roteiro é centrado na infância e adolescência de Spielberg, no Arizona.

"Tár" e "Top Gun: Maverick" têm seis indicações cada. Protagonizado por Cate Blanchett e dirigido por Todd Field ("Carol"), "Tár" levou os prêmios de melhor atriz no Globo de Ouro e no Festival de Toronto. O longa também foi considerado um dos 10 melhores filmes LGBTQIA+ de 2022 pelo The Wrap. Já o "Top Gun: Maverick" abriu o festival de Cannes em 2022 e arrecadou mais de US$ 1,5 bilhão em todo o mundo, segundo o Box Office Mojo.

Também chegam ao Telecine: "Babilônia" dirigido por Damien Chazelle ("La La Land"), que tem três indicações; "Sra. Harris Vai a Paris", indicado na categoria de melhor figurino; e "Gato de Botas 2: O Último Pedido", que concorre ao prêmio de melhor animação.

Veja abaixo a lista completa com os filmes licenciados.

"Os Fabelmans", de Steven Spielberg (7 indicações)

Melhor filme

Melhor direção (Steven Spielberg)

Melhor atriz (Michelle Williams)

Melhor ator coadjuvante (Judd Hirsch)

Melhor roteiro original

Melhor trilha sonora

Melhor design de produção

"Tár", de Todd Field (6 indicações)

Melhor filme

Melhor direção (Todd Field)

Melhor atriz (Cate Blanchett)

Melhor roteiro original

Melhor fotografia

Melhor edição

'Top Gun Maverick, de Joseph Kosinski (6 indicações)

Melhor filme

Melhor roteiro adaptado

Melhor canção

Melhor efeitos visuais

Melhor edição

Melhor som

"Babilônia", de Damien Chazelle (3 indicações)

Melhor trilha sonora

Melhor figurino

Melhor design de produção

"Entre Mulheres", de Sarah Polley (2 indicações)

Melhor filme

Melhor roteiro adaptado

"Sra. Harris Vai a Paris", de Anthony Fabian (1 indicação)

Melhor figurino

"Gato de Botas 2: O Último Pedido", de Joel Crawford e Januel Mercado (1 indicação)

Melhor animação


Com informações, TELA VIVA

Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem