‘Globo Repórter’ mergulha no universo da música sertaneja


Foto: Rede Globo/Divulgação



Como surge um ídolo da música sertaneja? Como nasce um hit do gênero musical que arrebata multidões pelo Brasil? Essas são algumas das perguntas que o 'Globo Repórter' da próxima sexta-feira, 17 de março, coproduzido pela TV Anhanguera, com reportagem de Fábio Castro, vai responder. O jornalista acompanhou as histórias de quem trilha o caminho do sucesso, sozinho ou em dupla, os cuidados com o corpo, com as roupas e a voz de cada um desses artistas. "Encontramos muita gente talentosa ao longo da gravação do programa. Pessoas que decidiram trocar de profissão ou abriram mão de ficar perto da família. Tudo para a realização de um sonho: gravar uma música de sucesso. Também percebi que as pessoas se identificam com as músicas porque nelas estão histórias que todo mundo vive: as grandes paixões, traições, desilusões e saudade. Quem nunca sofreu por amor? Vamos falar sobre o mercado da música sertaneja, os bastidores de quem busca a fama, mas também de um estilo musical que traduz muito sobre os sentimentos do brasileiro", conta o repórter.

Por que o ritmo da sofrência conquista tantos corações? A cantora Simone Mendes contou para o jornalista sua teoria. "O povo ama a música que fala de amor, que conta o cotidiano das pessoas. Alguém vai sempre se identificar com a música sertaneja, porque ela fala sobre o que alguém tá passando, aquela história que terminou o namoro, o casamento... A música sertaneja toca muito no fundo da alma das pessoas", defende ela, que ainda apontou em qual terra a safra de músicos é sempre renovada: "Sabe aquela história que todo mundo fala: se der um chute numa árvore em Goiânia, Goiás, cai uma dupla sertaneja. Eu acho que é isso".

O programa acompanha ainda os bastidores de um show Maiara & Maraísa num megafestival do gênero e apresenta Maris Tavares, a consultora de moda que cuida da imagem da dupla, de Lucas Lucco, Bruno & Marrone, Naiara Azevedo, entre outros nomes. Ela revela como seu trabalho hoje contempla uma agência de produção visual de seus talentos, integrada por jornalistas, cabelereiros, maquiadores, estilistas e fotógrafos, que marca até o check-up médico de cada um deles. "Para um artista subir no palco todos os dias, no seu ápice de sucesso, ele tem que estar com a saúde em dia. Então um dos principais profissionais é o nutrólogo, mas tem que ir ao nutricionista, dentista, dermatologista, coreógrafo, preparador vocal, fonoaudiólogo, professor de teatro", explica ela.

A vida de quem se divide entre duas profissões em busca da fama e de quem investe nas redes sociais para sair do anonimato também ganhará espaço no programa. "O sertanejo tem uma capacidade incrível de se renovar e o tempo vem mostrando isso. Da música caipira até os dias atuais muita coisa mudou. Tom de voz, instrumentos e roupas são alguns exemplos dessa evolução. O sertanejo também flerta com outros estilos musicais e o resultado desses encontros é sempre incrível: do funk à MPB. As redes sociais se tornaram um palco que os cantores sertanejos estão dominando muito bem. Por não parar no tempo, o sertanejo acumula números impressionantes de shows e execuções de músicas nas rádios e programas de TV. É hit atrás de hit!", enumera Fábio Castro.
/
O 'Globo Repórter' vai ao ar depois do 'BBB 23'.

Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem