Globo renova investimentos em podcasts, lança novos títulos e amplia distribuição


(Foto: Globo/João Cotta)

A Globo está dando um novo passo na evolução da sua estratégia para o mercado de podcasts. Reconhecida por cases como o podcast diário de notícias "O Assunto" e por projetos originais como "Pico dos Marins: o Caso do Escoteiro Marco Aurélio", a empresa ampliará a distribuição do formato em redes sociais e plataformas de vídeos, como YouTube e TikTok.

"Essa novidade aproxima o universo do áudio com o mundo das redes sociais e plataformas de vídeo. Cada vez mais, vemos podcasts se tornando plataforma de influência digital e dominando conversas nesses ambientes. Hoje, podcast é áudio, é social, é vídeo. Não existem mais fronteiras entre esses mundos. Isso é bom para os consumidores e para marcas que querem fazer parte dessa rotina de consumo", afirma Eliseu Barreira, Head de Gestão de Portfólio de Produtos Digitais e Canais Pagos na Globo.

A distribuição dos podcasts Globo em plataformas de vídeo começa oficialmente nesta segunda-feira, dia 12 de dezembro, com a publicação de "O Assunto" – o maior podcast de notícias do Brasil e terceiro mais ouvido da América Latina em audiência, segundo a Triton – no YouTube do g1. Ainda em dezembro, também chegará ao YouTube o podcast "Rivaldo Confidencial", cujos episódios estarão disponíveis no canal do ge. Esse movimento de lançamento de podcasts Globo será contínuo, incluirá a publicação de trechos de podcasts no TikTok e evoluirá para o lançamento de videocasts inéditos em 2023.

"Essa estratégia segue de forma paralela à distribuição bem-sucedida de nossos títulos no Globoplay, no g1, no ge e no gshow, além das demais plataformas de áudio em que já atuamos. Ao ampliar o alcance do formato em novos ambientes, permitimos que o ouvinte siga com o consumo dos nossos podcasts onde, como e quando quiser, independentemente do lugar", explica Barreira.

Lançamentos do catálogo e ampliação do portfólio

Em 2023, a Globo seguirá investindo na evolução de seu catálogo. A empresa acaba de iniciar a sua caminhada no universo de podcast ficcionais, com o lançamento de "O Último Recurso" – estrelado por Débora Falabella, Juan Paiva, Junior Melo, Abrãao de Santana e Matheus Silva, com participação especial de Leandro Firmino, Alex Nader e Eduardo Moscovis. Também vai ampliar a atuação em gêneros que são sucesso de audiência, como casos reais, sociedade e comportamento, além de entrar também em segmentos como gastronomia e espiritualidade. Entre os destaques, uma nova temporada do "Projeto Humanos", de Ivan Mizanzuk, com o "Caso Leandro Bossi", e dois podcasts assinados por Emicida: um que contará a história da luta antirracista através do Samba e outro sobre histórias infantis.


No próximo ano, a Globo também seguirá com a parceria com a B9, trazendo uma nova temporada do "Crônicas de um Cuidado", apresentado por Cris Bartis e produzido por Ju Wallauer. Outras novidades são o "De Raspar o Tacho", primeiro título gastronômico produzido em conjunto com o Receitas.com; "Todos os Caminhos", com a presença do padre Júlio Lancellotti e que reúne representantes e pontos de vista de variadas religiões; os esportivos "Campo dos Sonhos" e "Como Nascem os Grandes"; "Sereno", no território de bem-estar e meditação; além de novas temporadas do "Posso Mandar Áudio?", apresentado por Dani Calabresa, e "Choque de Cultura", produzido pelo Canal Brasil.


Além disso, em sintonia com a missão de desenvolver o mercado de podcasts no Brasil, dá um passo importante para a formação de novos criadores, com o lançamento do audiocurso "Como fazer um podcast". Desenvolvido e apresentado pelas criadoras do "37 graus", Sarah Azoubel e Bia Guimarães, o curso ensina o passo a passo para a produção de um podcast, da definição do público-alvo até a distribuição e interação com a audiência. 100% gratuito e em formato de podcast, tem 20 episódios-aula e estará disponível nas plataformas Globo e de áudio a partir de 12 de dezembro.

Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem