Canais Globo prestam série de homenagens dedicada ao rei do futebol Pelé


Foto: Globo/Reinaldo Marques


A Globo prepara uma série de homenagens a Pelé, o brasileiro mais conhecido do planeta, que morreu nesta quinta-feira, dia 29 de dezembro, aos 82 anos. TV Globo, sportv, GloboNews, Canal Brasil, Globoplay, ge e g1 preparam uma cobertura especial dedicada ao Rei do Futebol ao longo dos próximos dias. Com o sinal aberto tanto nas operadoras, quanto no Globoplay, sportv e GloboNews podem ser vistos também por não assinantes. Na TV Globo, a cobertura especial estará presente não apenas nos telejornais, mas também nos programas de entretenimento. Dois filmes especiais serão exibidos no domingo e ficarão disponíveis no Globoplay. Canal Brasil, ge e g1 também prestam a sua homenagem.

Com sinal aberto, o sportv prepara uma série de reverências ao Rei do Futebol. Nesta quinta-feira, dia 29, a programação ao vivo entrou no ar desde o anúncio da morte de Pelé, com entradas do correspondente André Gallindo no 'sportv News', diretamente de Nova York, onde o craque despediu-se dos gramados; de Santos, onde o corpo será velado; e do hospital onde ele estava internado em São Paulo. Além disso, trouxe depoimentos de outros campeões mundiais que atuaram ao lado dele, como Tostão; e celebridades como Gilberto Gil. Desde às 19h30 o 'Troca de Passes' continua acompanhando as notícias e homenagens ao Rei. Às 23h30, o canal exibe o documentário 'Pelé Eterno', de 2004, que mostra a sua trajetória através de raras imagens de arquivo e entrevistas. A vida do rei do futebol é retratada no longa – criado e dirigido por Anibal Massaini Neto – através de depoimentos de ex-jogadores, amigos e membros de sua família. As homenagens a Pelé continuam nesta sexta-feira, dia 30. Além de ser o principal assunto nos programas ‘Redação’, ‘Seleção’ e ‘Tá na Área’, a partir de 15h50, o canal reexibe o ‘Baú do Esporte’ feito para a comemoração de 80 anos do ex-jogador. Na sequência, às 18h, entra no ar o ‘Tá Na Área’, ao vivo, e depois dele, às 20h30, um especial sobre os 50 anos do Tri, que foi feito pelo sportv em 2020. Fechando o dia ‘Troca de Passes’ começa às 21h, com duas horas e meia de duração, tendo Pelé como o assunto principal do programa.


Além de toda cobertura factual sobre a partida de Pelé, a GloboNews também está com o sinal aberto nas próximas horas e vai exibir, às 23h30, o documentário “Pelé, o rei desconhecido”, de Ernesto Rodrigues. A produção conta histórias do maior camisa 10 da história que estão preservadas em arquivos estrangeiros – desde a estreia do menino na Copa de 58 até a despedida em Nova York. Há, inclusive, registros poucos conhecidos de Pelé em campo e fora das quatro linhas no Brasil, na Europa, nas Américas e na Oceania.


No domingo, as homenagens ao Rei na TV Globo acontecerão durante boa parte do dia. Pela manhã, o 'Esporte Espetacular' mostra a importância de Pelé para o futebol e como o mundo acompanhou apreensivo o noticiário da internação nas últimas semanas, por conta de um câncer de cólon. Inclusive na Argentina, principal rival da seleção brasileira nos gramados. Em 1980, para celebrar os 10 anos do tricampeonato mundial, a TV Globo fez uma reportagem com o menino Darlan Angelo de Oliveira, nascido no dia da conquista, em 1970. O garoto foi ao México junto com Pelé. Agora, o homem de 52 anos irá rever este material especial. Na sequência, a 'Temperatura Máxima' traz o filme "Pelé: o Nascimento de Uma Lenda", que narra sua trajetória profissional desde a infância no interior de Minas Gerais até brilhar na campanha do título da Copa do Mundo de 1958. Lançado em 2017, o longa é dirigido pelos irmãos americanos Michael e Jeff Zimbalist. No elenco, nomes como Leonardo Lima Carvalho, Kevin de Paula, Seu Jorge e Mariana Nunes. À noite, o primeiro 'Fantástico' de 2023 traz um material completo, com direito a uma crônica especial feita pelo jornalista Pedro Bial em homenagem ao Rei. Depois do programa, a TV Globo exibe o documentário "Pelé Eterno". Os dois filmes estão também disponíveis para não assinantes no Globoplay.


No ge, várias matérias especiais já estão disponíveis no site contando um pouco mais sobre a história de Pelé. A relação com o Vasco da Gama, seu time de infância; a última partida pela Santos, em 1974; o dia em que o Rei parou uma guerra; os três casamentos e os namoros com celebridades que teve ao longo da vida; a homenagem do narrador Galvão Bueno ao amigo que esteve na transmissão da TV Globo como comentarista em 1994, durante o Tetra – exerceu essa função na TV Globo também nos Mundiais de 1990 e 1998; um infográfico com 15 jogadas geniais que foram criadas por ele e reproduzidas depois por outros craques dos gramados; a repercussão no mundo após o anúncio da morte; e reverências de ídolos do futebol atual, como Messi, Cristiano Ronaldo, Neymar e Mbappé. No g1, além da cobertura completa das homenagens ao Rei e da repercussão da morte no Brasil e no mundo, um episódio especial do podcast ‘O Assunto’ também presta uma homenagem a Pelé.


O Canal Brasil exibe às 20h30 desta quinta-feira o filme "Pelé Eterno". Na sexta, a partir das 20h25, vai ao ar “Isso é Pelé”, documentário narrado por Sérgio Chapelin que remonta a trajetória do maior jogador de todos os tempos ao longo de 17 anos dedicados ao futebol. E no sábado, exibe a partir das 19h25 os filmes "Pelé – Um Rei Desconhecido" e "Solidão – Uma Linda História de Amor", que traz Pelé no elenco.

O mundo despediu-se nesta quinta-feira de Edson Arantes do Nascimento. Mas Pelé é único e será para sempre. O único atleta de futebol tricampeão de Copas do Mundo na história. O gênio que marcou mais de mil gols na carreira. O craque que deu outro significado à camisa 10. Que nasceu em Três Corações, no interior de Minas Gerais, se tornou universal e conseguiu a proeza de ser ovacionado por todos os lugares por onde passou ao longo de seus 82 anos. O menino que encantou o planeta aos 17 anos na Suécia e que inspira até hoje jogadores de todas as gerações.

Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem