Tv Globo anuncia detalhes da cobertura multiplataforma da Copa do Mundo do Catar






Coletiva Copa do Mundo do Catar (Foto: Globo/Daniela Toviansky)


Com os direitos exclusivos para a transmissão do evento na TV aberta e por assinatura no Brasil, a Tv Globo prepara uma cobertura com mais de 300 horas de transmissão no sportv e 160 horas na TV Globo, sob o logan “Tamo Junto pela Copa”. “Copa do Mundo tem cheiro, tem gosto. A conexão das pessoas com a Copa é pessoal e cheia de significados. E a  Tv Globo é parte disso. Transmitimos a Copa há 52 anos, desde 1970. A seleção brasileira pode até não ir bem em campo, mas a Globo não pode errar. Esse ano, a Copa do Mundo tem um significado diferente. Depois de dois anos de pandemia, depois de uma eleição que promete ser a mais polarizada da história do Brasil, só uma Copa é capaz de reunir o país em uma só torcida. Por isso, vamos fazer desse evento algo inesquecível para os brasileiros”, garante Renato Ribeiro, diretor de Esportes da Globo.

Com mais de 500 pessoas envolvidas na cobertura, sendo 73 no Catar, a equipe da Globo será marcada pela representatividade, com mulheres assumindo funções antes desempenhadas apenas por homens. Ana Thais será a primeira mulher a comentar os jogos da seleção masculina em Copas do Mundo na TV Globo. Ela estará no Catar, ao lado de Galvão Bueno, de Júnior e do pentacampeão Roque Júnior. A cobertura também terá as primeiras narradoras mulheres em jogos de Copa: Renata Silveira na TV Globo e Natália Lara, no sportv. “Acreditamos que a conexão com a sociedade é fundamental. Queremos que as pessoas se enxerguem em nossa cobertura, nas histórias que vamos contar. Queremos criar identificação. O brasileiro vai se reconhecer quando assistir à Copa em alguma plataforma Globo. Estamos idealizando uma Copa de todos para todos”, afirma Joana Thimóteo, diretora de eventos esportivos da Globo. Promover a diversidade e a inclusão nos conteúdos e nas equipes é um dos seis compromissos assumidos publicamente pela Globo com a agenda ESG 2030, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

No coração da cobertura, estará um estúdio especial, construído nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro, que terá projeções em tempo real de três câmeras instaladas no tradicional mercado Souq Waqif, do Catar. Com 20 horas de operação todos os dias, o estúdio servirá de cenário para os jogos da TV Globo transmitidos do Brasil e para programas como o ‘Central da Copa’ e o ‘Esporte Espetacular’ da TV Globo, e para o ‘Seleção Catar’, do sportv. “Assim como fizemos nos Jogos Olímpicos em Tóquio, traremos um ambiente icônico do Catar para localizar nosso estúdio especial virtualmente em Doha, através da utilização de câmeras em alta definição. Nunca os dois países estiveram tão interligados. É uma potência de nova visão tecnológica para garantir aos brasileiros a melhor experiência de consumo”, explica Raymundo Barros, diretor de Estratégia e Tecnologia da Globo.

Programação 100% dedicada à Copa do mundo no sportv

Ao longo dos 28 dias do torneio, o sportv vai ter uma programação totalmente dedicada à Copa do Mundo, com mais de 300 horas de cobertura, com conteúdo para o público que quer viver a competição intensamente. O canal vai transmitir todos os 64 jogos, inclusive em 4K, com forte investimento em prés e pós horas de todas as partidas. A programação ficará ao vivo 18 horas por dia, de 6h da manhã à meia-noite. Para enriquecer os comentários durante as transmissões, o canal conta com os reforços do pentacampeão Kleberson, do ex-jogador da seleção Hernanes e da lateral Tamires nas análises das partidas, que se juntarão aos comentaristas do sportv. “A programação da Copa do Mundo no sportv é para fanático por futebol” ressalta o narrador Luiz Carlos Jr., que participou de todas as Copas que o canal cobriu, desde 1994. “É claro que passa um filme na cabeça. Representa a minha trajetória no canal. Em 1994 eu narrei a Copa do Brasil, as outras todas de forma presencial. Ver a relevância que o sportv tem hoje, oito Copas depois, é motivo de muito orgulho”, reforça o narrador.

Além de ser a primeira narradora do sportv em Copa do Mundo, Natalia Lara, que tinha menos de um ano em 1994, quando o canal transmitiu o seu primeiro Mundial, será também a mais jovem da equipe a exercer esta função na cobertura. Ela reconhece o importante papel que vai assumir este ano. “O momento das mulheres é muito importante. O movimento feminista fez com que em diversas áreas tenhamos mulheres atuando na linha de frente. Eu estou representando um monte de mulheres que lutaram tanto para estar aqui. É um momento maravilhoso. É o reconhecimento pelo sonho que eu tinha desde o começo. Eu acreditei” avisa a narradora, que vai se tornar a primeira mulher a narrar um jogo de Copa do Mundo no sportv.

Três programas especiais farão parte da programação especial de Copa do Mundo do sportv. Logo após as transmissões dos jogos, Felipe Diniz comanda o ‘Troca de Passes’, que terá a presença também de Barbara Coelho e Carlos Eduardo Mansur, trazendo entrevistas dos jogadores na saída do campo, na zona mista e na coletiva. Na sequência, André Rizek e Marcelo Barreto apresentam o ‘Seleção Catar’ direto do estúdio especial montado nos Estúdios Globo, com as presenças já confirmadas de argentino D’Alessandro, de Hernanes e da atacante Cristiane, a segunda maior artilheira da história da seleção brasileira, além de convidados especiais e de entradas ao vivo de repórteres diretamente de Doha. “Até agora me perguntavam se eu estava nervoso para a Copa e eu dizia que não. Este evento começou a mexer com a minha adrenalina. Comecei a pensar na minha história nos programas do sportv na Copa. Vai ser a minha primeira aqui que eu não estarei no local. Por outro lado, eu terei a chance de sentir temperatura do evento no Brasil”, lembra Rizek.

Fechando a programação do dia do sportv, Magno Navarro e Igor Rodrigues apresentam o ‘Tá na Copa’, com uma pegada leve e descontraída. O programa terá a participação especial do ex-jogador Aloísio Chulapa e de mais um nome do entretenimento, que ainda será anunciado.

Globoplay terá transmissão alternativa de jogos e tecnologia multiângulo

Em complemento à oferta do sportv, o Globoplay vai fazer uma transmissão alternativa por dia com Tiago Leifert. Serão 22 jogos durante a Copa do Mundo, com uma linguagem leve e descontraída, que serão exibidos também no sportv2 e no ge. Leifert terá a companhia do técnico Lisca, da comentarista Fernanda Colombo e do estatístico Thomaz Freitas. “A Copa é muito importante para mim, para a minha carreira e minha vida. Poder trabalhar de novo numa Copa é uma honra enorme. A transmissão no ficará aberta também para quem não é assinante Globoplay. Antes da transmissão começar, pretendemos fazer um resumo do que aconteceu no dia, os lances mais importantes de cada jogo, análises e notícias mais importantes. Tudo que a pessoa precisa saber, mas que não conseguiu acompanhar durante o dia ela vai ter. Depois entramos no jogo, e depois arredondamos com tudo que aconteceu”, adianta Tiago Leifert. “Teremos junto conosco um analista de desempenho, o Thomaz Freitas. Ele faz scout para alguns clubes e já foi jogador. É um cara que sabe que número não explica tudo, mas sabe fazer muito bem essa mescla dos dados com o imponderável do futebol, o imprevisível. Além dele teremos o Lisca, hoje treinador do Avaí. É um cara muito inteligente, que ama e estuda o futebol. Ele vai trazer, junto com o Thomaz, um jeito de assistir o jogo que não temos. Para falar de arbitragem nós convidamos a Fernanda Colombo. Queremos que ela participe bastante, que analise a arbitragem durante o jogo. Além da emoção da partida, quero que os três fiquem à vontade para conversar e ajudar a contar essa história”, reforça Tiago Leifert.

Além da transmissão alternativa, os assinantes do pacote Globoplay + Mais Canais ao vivo terão à disposição transmissões do sportv de todos os jogos em 4K e a função de câmeras multiângulo, que dará ao usuário a possibilidade de escolher por que câmera quer assistir a lances decisivos e polêmicos das partidas. ´”Nós teremos um garda-chuva da Copa do Mundo dentro do Globoplay. O consumidor vai poder escolher entre seis e oito câmeras diferentes para assistir aos lances mais importantes do jogo”, frisa Everaldo Marques. Os assinantes terão ainda acesso sob demanda a compactos de 50 minutos de todas as partidas, às íntegras das cerimônias e aos programas e conteúdos especiais do sportv.

Até a Copa do Mundo, o Globoplay está investindo na ampliação da área de cobertura do sinal simulcast, que permite assistir à programação ao vivo da TV Globo e de suas afiliadas via streaming, para dar a todos os brasileiros mais uma opção de assistir à competição gratuitamente, de onde estiverem.

Ainda na cobertura digital, o ge será o lugar mais quente da Copa do Catar. O local onde se encontra as últimas informações, em tempo real, com uma cobertura enriquecida com vídeos curtos, estatísticas, podcasts, lives, tabelas, resultados de jogos, classificação. A melhor plataforma para acompanhar as transmissões numa jornada interativa de consumo.

A emoção da busca pelo hexa e a despedida de Galvão Bueno das narrações na TV Globo

A TV Globo prepara mais de 160 horas de cobertura da Copa do Mundo. A emissora vai transmitir, ao vivo, 56 das 64 partidas – as únicas exceções são os oito jogos simultâneos da última rodada da fase de classificação. Na primeira fase, a programação da manhã e da tarde da TV Globo estará recheada de jogos, que acontecem às 7h, 10h, 13h e 16h e serão intercalados com programas de entretenimento e telejornais que também falarão de Copa.

O coração da transmissão será o estúdio especial, no Rio de Janeiro, de onde serão transmitidos três dos quatro jogos diários. A TV Globo já garantiu reforços para o seu time de transmissão com a chegada de nomes como Zé Roberto, Formiga e Diego Ribas. “Aqui no Brasil, junto comigo, teremos os narradores Gustavo Villani e a Renata Silveira. A primeira lembrança que me vem à cabeça é dos Jogos de Tóquio do ano passado. Será praticamente a mesma coisa. Nós traremos o Catar para cá e vamos viajar para lá todos os dias. Nós estaremos narrando, sofrendo, se emocionando e curtindo uma Copa do Mundo”, atesta o narrador Cleber Machado.

Nas transmissões dos jogos da seleção brasileira, uma grande novidade: Ana Thaís Matos será a primeira mulher a comentar um jogo da seleção brasileira masculina em Copas do Mundo. “Hoje eu me permito desfrutar da minha conquista. Ela é coletiva e também é individual. O mais importante é saber que para trás nós não vamos mais andar”, enaltece a comentarista, que estará ao lado de Júnior, Roque Jr. e de Galvão Bueno. Em sua última Copa nesta função na TV, o narrador promete muita emoção na despedida, sua 13ª participação no evento. “O que eu mais quero é agradecer o carinho e o apoio que eu sempre tive. O trabalho de todos esses companheiros que me acompanharam nesses 42 anos na Globo. Eu vou ter a oportunidade de estar lá pela última vez transmitindo uma Copa pela TV. Eu sempre vivi de juntar palavras, de tentar vender emoção e ser um equilibrista que anda no fio da navalha o tempo todo. Se essas palavras já começam a me faltar agora, então o que eu vou dizer quando acabar o último jogo, em 18 de dezembro. O que eu peço é que a seleção brasileira esteja do meu lado. Se sair gol eu não sei o que vai acontecer. Se vou gritar gol ou chorar”, conta Galvão Bueno.

A cobertura na TV Globo ganha força a partir de 7 de novembro, dia da convocação dos jogadores da seleção brasileira, com a estreia de séries especiais nos telejornais esportivos e de rede. No dia 11 de novembro, o ‘Globo Repórter’ traz uma edição especial sobre o Catar, que está sendo produzida por Eric Faria, que já chegou no país-sede da Copa.

Durante a Copa, as noites serão encerradas com leveza e alegria no ‘Central da Copa’. Alex Escobar terá a missão de recontar o que aconteceu no dia, ao lado de Jojo Todynho e do ex-atacante Fred. No quadro ‘Que Doha É Essa?’, o humorista Marcelo Adnet promete dar voz a todos os sentimentos do povo sobre a Copa, enquanto Lucas Gutierrez mostra a temperatura da torcida direto do Catar. “Desta vez eu vou me divertir de outra forma. ‘Central da Copa’ vai revisitar os fatos mais bacanas do dia de uma forma leve e bem humorada. Será o momento da descontração”, entrega o apresentador.

Nova fase da campanha ‘Tamo Junto Pela Copa’

Essa semana, a Globo lança também a nova fase da campanha ‘Tamo Junto Pela Copa’, com o filme “Batidas”, que traz uma trilha composta não por instrumentos musicais, mas por sons característicos do futebol, como chutes, apitos, bordões de narradores que, juntos, formam uma melodia contagiante. A trilha cobre imagens marcantes de gols, lances, comemorações, faltas e da reação de jogadores em edições anteriores da Copa do Mundo. Com o lettering “Juntos o maior show do futebol fica ainda maior”, o filme reforça a potência da cobertura e da oferta completa das plataforma da Globo, assinado com as marcas da TV Globo, sportv, Globoplay e ge. Em tempos de consumo fragmentado, a Globo oferece uma cobertura completa, com informação, entretenimento e tecnologia, em todas as suas plataformas para que o brasileiro viva e experimente o melhor da Copa.

Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem