Aniversário de Caetano Veloso é celebrado no Curta!

Aniversário de Caetano Veloso é celebrado no Curta!


Caetano Veloso no III Festival da Música Popular Brasileira (Crédito: Divulgação Curta!)


O cantor, compositor e escritor Caetano Veloso, um dos pilares da cultura brasileira contemporânea, completa 80 anos neste domingo, 7 de agosto. Em sua homenagem, o canal Curta! exibe “Uma Noite em 67”, às 22h25. O documentário de Ricardo Calil e Renato Terra mostra um momento efervescente do século XX, em que o contexto político turbulento dos anos de chumbo se mescla com uma produção artística intensa.


Tudo isso se condensa na Final do III Festival da Música Popular Brasileira, da TV Record, em 1967. Entre os candidatos aos principais prêmios, estava Caetano Veloso. Com imagens de arquivo que mostram apresentações de canções que hoje se tornaram clássicos da MPB, o filme registra um momento decisivo da trajetória de Caetano: a Tropicália. Na ocasião, o artista apresentou “Alegria, Alegria”, uma de suas composições mais emblemáticas.


Quem quiser saber mais sobre o tropicalismo também poderá assistir ao documentário “Tropicália”, de Marcelo Machado, disponível no Curta!On – Clube de Documentários, o streaming do Curta! no NOW e em CurtaOn.com.br. O filme faz parte da pasta “Oitentões da MPB”, que reúne produções sobre quatro artistas que completam 80 anos em 2022.


Domingo – 07/08
ANIVERSÁRIO DE CAETANO VELOSO (80 ANOS)

22h25 – “Uma Noite em 67” (Documentário)
Final do III Festival da Música Popular Brasileira da TV Record, 21 de outubro de 1967: entre os candidatos aos principais prêmios, figuram Chico Buarque de Hollanda, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Mutantes, Roberto Carlos, Edu Lobo e Sérgio Ricardo, protagonista do infame episódio da destruição de seu violão no palco. Com imagens de arquivo e apresentações de músicas hoje clássicas, o filme registra o momento do Tropicalismo, os rachas artísticos e políticos na época da ditadura e a consagração de nomes que se tornaram ídolos. Diretores: Renato Terra e Ricardo Calil. Duração: 85 min. Classificação: Livre. 

Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem