Vem ai os SIMcards em 5G

Vem ai os SIMcards  em 5G


(Ilustração)



A rede 5G está sendo lançada gradativamente nas capitais brasileiras, tendo começado por Brasília neste mês. Paralelamente, as operadoras iniciam as encomendas de SIMcards compatíveis com a nova tecnologia, no padrão do release 16 do 3GPP. Os pedidos ainda estão um tanto tímidos: a operadora mais adiantada no Brasil solicitou que 20% da sua compra anual de chips já seja 5G. Outras ainda estão formatando os primeiros pedidos, relatam fontes ouvidas por Mobile Time.

A troca de SIMcard para um modelo compatível com novos parâmetros da rede 5G é essencial para que o assinante consiga acessar todos os novos recursos dessa tecnologia, principalmente alguns relacionados à segurança, explica Salvador Cabrera, diretor da Valid Mobile, e uma das fontes ouvidas para esta matéria. Isso não quer dizer que os SIMcards atuais não consigam se autenticar nas redes 5G, mas a própria GSMA recomenda que seja feita a troca dos chips, argumenta uma fonte de outra fornecedora de SIMcards. É esperado, portanto, que mais cedo ou mais tarde todas as operadoras brasileiras se abasteçam com SIMcards compatíveis e estimulem a troca para os usuários que tiverem smartphones 5G.


Falta de chipsets


Embora ainda haja escassez mundial de chipsets, ela ainda não atrapalha a produção de SIMcards 5G justamente porque a demanda ainda é pequena e porque os fabricantes priorizam o modelo 5G sobre as versões anteriores.

Cabrera, da Valid Mobile, acredita que a crise mundial de falta de chipsets deve perdurar mais 12 a 18 meses, ou seja, o problema ainda será sentido em 2023 e só deve se estabilizar perto de 2024. Mas isso não atrapalha quem tiver se planejado bem e construído um estoque com inteligência. “Entendemos que estamos fazendo uma ótima gestão da falta de componentes. Temos conseguido gerenciar bem isso no Brasil. Não perdemos nenhum pedido. Vamos acompanhar e viver essa contingência até 2024, mas com sucesso”, relata o gerente comercial da Valid Mobile no Brasil, Jairo Lima, também em conversa com Mobile Time.

Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem