Narradora Renata Silveira culpa machismo por atraso de mulheres no futebol

Narradora Renata Silveira culpa machismo por atraso de mulheres no futebol


                            
                                              Renata Silveira Foto: Reprodução


Em entrevista à revista 29 horas, a narradora Renata Silveira, do Grupo Globo, falou porque demorou tantos anos para que as mulheres finalmente ocupassem esse espaço tradicionalmente masculino.A profissional acredita que o machismo é o grande culpado deste atraso: “Desaceleraram nos passos e, por isso, estamos chegando tão tardiamente”, afirmou.

“Nossa sociedade foi estruturada sobre bases machistas. Enquanto público, não estamos preparados para assistir, ouvir, admirar ou consumir conteúdos produzidos por mulheres. Mas é claro, que, quando falamos de futebol, a situação se agrava. 

Até meados de 1940, nós éramos proibidas de jogar, de assistir e até de comentar o esporte. […] Primeiro, as repórteres vieram desbravando o terreno; depois, as comentaristas fincaram suas opiniões nas bancadas, e agora, finalmente, chega a vez das narradoras. Espero que seja o último passo para um cenário de equidade”, pontuou.


Perguntada sobre como se sente sendo uma das pioneiras no segmento, ela respondeu. “Eu me sinto honrada […], mas eu nunca quis que fosse assim. É triste pensar que demorou tanto para estarmos aqui. Meu mais sincero desejo era que eu fosse apenas mais uma entre tantas mulheres que já tivessem conseguido alcançar esse espaço. Mas, enquanto ainda engatinhamos, creio que seja um marco crucial para desestruturas estigmas e preconceitos no esporte”, finalizou.


Com informações, Esporte  e Mídia

Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem