Conselho de Administração do Grupo Globo tem nova composição

Conselho de Administração do Grupo Globo tem nova composição



O Grupo Globo anunciou nesta sexta, 8, a ampliação do seu Conselho de Administração, com a eleição do economista e empresário Rodrigo Xavier como conselheiro independente. Com essa nova composição, o Conselho de Administração do Grupo Globo passa a ser formado por oito membros, com João Roberto Marinho na presidência, Roberto Irineu Marinho e José Roberto Marinho como vice-presidentes, e Paulo Marinho, Roberto Marinho Neto, Alberto Pecegueiro, Jorge Nóbrega e Rodrigo Xavier como conselheiros.


 Existe ainda a intenção de criar uma segunda posição independente a ser preenchida em breve. Não houve mudanças no controle das empresas, nem na atuação do Conselho, que tem, entre as suas missões, a de direcionar a estratégia dos negócios, zelar pela manutenção dos valores e da Essência Globo e aprovar os planos de negócios com vistas ao futuro, garantindo melhor retorno dos investimentos.

O processo de consolidação da estrutura de governança corporativa do Grupo Globo determinou ainda a criação de novos comitês de assessoramento. João Roberto Marinho continua à frente do Conselho Editorial, responsável por discutir e propor orientação e alinhamento em questões editoriais, e do Comitê Institucional, que tem o papel de acompanhar e propor linhas de atuação para as relações institucionais do grupo. 

Jorge Nóbrega responde pelo Comitê de Compliance, Proteção de Dados Pessoais, Auditoria e Riscos e, além desses, o Conselho de Administração do Grupo Globo passa a contar com o Comitê de Pessoas, Cultura & ESG, a cargo de Alberto Pecegueiro, e com o Comitê Digital & Inovação, comandado por Roberto Marinho Neto, em estruturação. Para apoiar essa evolução, o Conselho de Administração conta com uma diretoria de Governança, liderada por Manuela Mattos. 

Com três décadas de carreira no mercado financeiro, Rodrigo Xavier é o primeiro conselheiro independente a integrar o Conselho de Administração do Grupo Globo. Rodrigo foi sócio sênior do Banco Pactual, CEO do banco UBS Pactual, sócio fundador da Vinci Partners e CEO e Chairman do Bank of America Merrill Lynch para o Brasil.


Atualmente ele é socio de dois fundos de Venture Capital com foco no Brasil e no Vale do Silício e é também co-Chairman da HPX Corp, primeiro SPAC com foco no Brasil listado na Bolsa de Nova York. Xavier é formado em Economia pela Universidade de Brasília (UnB), pós-graduado em Economia Internacional no Japão (Tohoku e Fukushima Universities) e possui MBA por Thunderbird (Arizona State University). De 2018 a 2019, Xavier foi fellow do Distinguished Career Institute (DCI) da Universidade de Stanford, onde seus estudos e projetos se concentraram em novas abordagens da política de desenvolvimento pela interação entre inovação, tecnologia e empreendedorismo.

Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem