Destaques

Tv Globo, com Intel e Spin Digital, conquista prêmio de inovação pela transmissão da Olimpíada em 8K



reprodução/Tv Globo

A Tv Globo, em parceria com a Intel e a Spin Digital, foi premiada na categoria Projeto, Evento ou Colaboração Excepcional do IABM BaM Awards 2021. O projeto vencedor foi Intel, Spin Digital, Globo – Transmissão ao vivo em 8K dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, 60 fps, HDR pela Internet Aberta. Pela primeira vez, conteúdos dos Jogos Olímpicos foram disponibilizados em 8K, via streaming, fora do Japão. O acesso à demonstração foi feito no Brasil para alguns modelos de televisores compatíveis com a tecnologia 8K, que possuem o aplicativo do Globoplay instalado. Na degustação, estão os clipes das cerimônias de abertura e encerramento, além de competições de natação, judô, tênis de mesa, entre outros.

Esta foi a primeira vez que a tecnologia foi entregue ao consumidor final usando os recursos existentes na plataforma do Globoplay. As pesquisas da Globo sobre 8K começaram há quase uma década, em 2013. Os primeiros registros práticos aconteceram naquele ano, nas produções do Carnaval, já em parceria com a NHK, emissora pública japonesa. Também foi feita demonstração na Copa do Mundo do Brasil de 2014 – esta uma exibição ao vivo e pública, em um auditório na Urca. Na Olimpíada do Rio, foram realizadas demonstrações públicas no Museu do Amanhã. Já na Copa do Mundo da Rússia, foram realizadas exibições públicas. Em 2019, no Rock in Rio, foram produzidos clipes em 8K.

A cobertura 8K HDR em Tokyo é resultado de uma coprodução entre a OBS (Olympic Broadcasting Services) e a NHK – TV pública japonesa. Os conteúdos, por sua vez, são processados pela Globo e pela Intel, e disponibilizados gratuitamente no Globoplay, de forma experimental, estendendo o esforço de pesquisa da TV do futuro para residências que passam a fazer parte do teste de tecnologia.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário

google.com, pub-9520917601195140, DIRECT, f08c47fec0942fa0