Filmes Tv Brasil-19 a 26 de janeiro

“O Jeca Macumbeiro”

Sábado, 19 de janeiro, às 16h
No filme “O Jeca Macumbeiro”, Mazzaropi é Pirola, um caboclo paupérrimo que vive em um casebre na fazenda de seu patrão, o coronel Januário.

A filha de Pirola, Filomena, é casada com Mário, filho do coronel. Um dia, Pirola recebe de Nhonhô, um velhinho amigo, a notícia de que será herdeiro e quando aceita um saco cheio de dinheiro, resolve deixá-lo na guarda do patrão.
Para apropriar-se do dinheiro de Pirola, o Coronel Januário se passa por um pai de santo pra lá de fajuto. O filme foi uma sátira ao enorme sucesso de “O Exorcista” e bateu a arrecadação deste nos cinemas do Brasil.
87 min. Ano: 1974. Gênero: comédia. Direção: Amácio Mazzaropi e Pio Zamuner, com Amácio Mazzaropi, Gilda Valença, Joffre Soares, Selma Egrei, Ivan Lima, José Mauro Ferreira, Maria do Roccio. Classificação indicativa: Livre


“O Universo de Karin Lambrecht”
Segunda-feira, dia 21 de janeiro, às 22h45
O documentário, de Karine Emerich e Hopi Chapman, mostra o processo criativo da artista visual gaúcha Karin Lambrecht. A produção acompanha a criação de seus trabalhos em seu ateliê e a montagem da exposição Pintura e desenho, no Instituto Ling, em Porto Alegre, em 2015.

No filme, as páginas que vão sendo escritas e a montagem de um trabalho em processo conduzem o espectador pelos temas, reflexões e poética da produção artística de Karin Lambrecht. O filmes foi vencedor do prêmio Funarte 2014.

Depoimentos de professores, colecionadores e galeristas como Agnaldo Farias, Glória Ferreira, Justo Werlang, Miguel Chaia, Mônica Zielinsky e Nara Roesler também compõem o longa.

Ano: 2015. Gênero: Documentário: Direção: Hopi Chapman e Karine Emerich. Reprise. 27 min.


“Contracapa”
Segunda-feira, dia 21 de janeiro, às 23h45


A série de TV ficção “Contracapa” mostra os bastidores da construção da notícia, sob a ótica do jornalismo investigativo. Ambientada em grande parte na Redação do jornal fictício Gazeta Brasileira, sediado em Curitiba (PR), a série acompanha o dia a dia de jornalistas que se veem envolvidos na produção de grandes reportagens investigativas, ao mesmo tempo em que precisam lidar com seus dilemas pessoais e um mercado em crise – tanto financeira quanto de credibilidade.

“Contracapa” propõe uma discussão ampla não só sobre o tradicional trabalho jornalístico, mas também sobre as várias peculiaridades, contradições e desafios que cercam a profissão e o modelo de negócios de uma empresa de comunicação. Isto, sem deixar de lado o imprescindível aspecto humano, ao apresentar de forma íntima e irrestrita a rotina dos profissionais que trabalham na linha de frente, apurando informações, escrevendo matérias e editando reportagens, ao mesmo tempo em que tentam equilibrar suas convicções pessoais com a pressão advinda de agentes externos.

Gênero: Ficção. Quantidade de episódios: 13 . Duração de cada episódio: 52 minutos. Direção: Guto Pasko, Franco Verdoia e Andréia Kaláboa. Classificação Indicativa: 14 anos.



“Santoro – o homem e sua música”
Terça-feira, dia 22 de janeiro, às 22h45
Além de imagens do próprio maestro registradas em vídeo, o documentário traz o depoimento de familiares, biógrafos, amigos e musicólogos, que comentam traços de sua personalidade física e musical.
Com direção musical de Alessandro Santoro, o documentário registrou algumas das principais obras musicais de Claudio Santoro, executadas por seis orquestras e por músicos em diversas outras formações, como solo, duo, trio e quarteto.
Claudio Santoro é um dos mais importantes músicos eruditos do Brasil, ao lado de Carlos Gomes e Villa-Lobos.
Premiações: Troféu Câmara Legislativa do Distrito Federal para Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Trilha Musica, Prêmio Marco Antônio Guimarães do Centro de Pesquisas do Cinema Brasileiro para Melhor Pesquisa Cinematográfica e Prêmio Exibição TV BRASIL.
85 min. Ano: 2015. Gênero: Documentário. Direção, produção e direção de fotografia: John Howard Szerman. Roteiro: John Howard Szerman e Alayde Avelar Freire Sant’Anna. Classificação Indicativa: Livre

“Cego Aderaldo – O Cantador e o Mito”
Quarta-feira, dia 23 de janeiro, às 22h45
Nascido Aderaldo Ferreira de Araújo, em junho de 1878, o poeta repentista Cego Aderaldo foi não apenas o maior nome da poesia cantada e improvisada no Brasil, mas um mito. Sua obra influenciou a música popular e as artes brasileiras nas décadas de 50 e 60.
O documentário “Cego Aderaldo – O Cantador e o Mito” conta a história de um artista extraordinário. Revela suas lutas, vitórias e as dimensões do homem que, superando todas as adversidades, atingiu reconhecimento ainda em vida.
Cego Aderaldo descobriu as rimas em Quixadá, no sertão do Ceará, pouco depois de perder a visão em um acidente. Quando a mãe faleceu, Aderaldo decidiu viajar pelo sertão nordestino e disseminar sua poesia. Em 1914, disputou um duelo de rimas com Zé Pretinho, conhecido repentista do Piauí. A famosa vitória lhe renderia prestígio pelo resto da vida.
Apesar de nunca ter se casado, Cego Aderaldo adotou e criou 26 crianças. A todos deu estudo e profissão. Inovador e criativo, foi exibidor de cinema na década de 30 e levou a cantoria para as grandes capitais, onde era saudado como personagem do nível de Padre Cícero e Lampião.
80min. Ano: 2011. País: Brasil. Gênero: Documentário. Roteiro e direção: Rosemberg Cariry.

-----
“Rio Cigano”
Quinta-feira, 24 de janeiro, às 22h45
O longa-metragem “Rio Cigano” conta a história de cumplicidade entre duas meninas ciganas, Kaia e Reka, violentamente separadas na infância e criadas em mundos distantes.
Durante uma viagem pelo interior do Brasil, ciganos se veem obrigados a atravessar a fazenda de um Conde, de onde são expulsos. Em meio ao tumulto da fuga, uma das meninas se perde do grupo e é raptada pelo fazendeiro. Ela é criada no casarão da fazenda como servente da Condessa que, obcecada em não envelhecer, tudo suga e destrói à sua volta.
Reka cresce absorvida pelo trabalho e se agarra às poucas lembranças da vida cigana. Kaia, por sua vez, é criada pela própria família até deixar o acampamento e partir sozinha em busca de Reka.
"Rio Cigano" marca a estreia da diretora Julia Zakia em longas-metragens. O filme participou de diversos festivais no Brasil e no exterior, incluindo o Festival do Rio 2013, a 37ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, o Festival Internacional de Cinema do RS, a Competição Oficial Viña del Mar, a Muestra de Cine Centro e Iberoamericano (Nicaragua) e a Mostra do Filme Livre.
80min. Ano: 2013. Gênero: drama. Direção: Julia Zakia. 80min. Classificação: 14 anos.

“Sinfonia da Necrópole”
Sexta-feira, 25 de janeiro, às 22h45

Deodato (Eduardo Gomes) é um coveiro em começo de carreira que ajuda uma nova funcionária do cemitério, Jaqueline (Luciana Paes), a fazer o recadastramento dos túmulos abandonados. À medida que o trabalho avança, estranhos acontecimentos fazem Deodato questionar sua ligação com os mortos.
Além de “Sinfonia da Metrópole”, Juliana Rojas dirigiu Eduardo Gomes e Hugo Villavicenzio em “Trabalhar Cansa” (2011). Venceu os prêmios de Melhor Filme e Elenco no Festival de Cinema de Vitória 2015.
85 min. Ano: 2016. Gênero: drama. Direção e roteiro: Juliana Rojas. Elenco: Eduardo Gomes, Luciana Paes, Hugo Villavicenzio, Paulo Jordão.


“Jeca contra o Capeta”
Sábado, 26 de janeiro, às 16h
Numa pequena cidade do interior, a notícia da aprovação do divórcio alegra a viúva Dionísia, cuja ideia fixa é conquistar o caipira Poluído (Mazzaropi). Este, porém, é bem-casado e feliz. De repente, um dos empregados de Dionísia aparece morto, e o crime é atribuído a Poluído.
O caipira se vê obrigado a enfrentar uma rica fazendeira, obcecada por ter seu amor.
Uma paródia tupiniquim de “O Exorcista” (1974), “Jeca contra o capeta” foi recorde de público do cinema nacional da época.
95 min. Ano: 1975. Gênero: Comédia. País: Brasil. Direção: Amácio Mazzaropi e Pio Zamuner. Roteiro: Amácio Mazzaropi, Gentil Rodrigues, Pio Zamuner. Classificação Indicativa: Livre.

Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem