Série de Ernesto Paglia mostrando crise climática no Ártico estreia no Globoplay


Foto: Henrique Picarelli/Globo

No ano em que a Terra registra recordes históricos de temperaturas e vê os efeitos reais das mudanças climáticas com incêndios ao redor do mundo, furacões devastadores e chuvas intensas, o repórter Ernesto Paglia retorna pela terceira vez à Groenlândia – uma das regiões que mais sofrem com o aquecimento global. Em '3x Ártico – O Alerta do Gelo', série documental que chegou ao Globoplay nesta quinta-feira, dia 4, Paglia e a equipe do Jornalismo da Globo vão até Qaanaaq, a aldeia indígena mais ao norte do planeta, e registram os impactos do aquecimento pelo olhar dosinuítes– povo originário da região – e como as tradições milenares dessa população são diretamente afetadas pelo derretimento do gelo. Em três episódios, a série mostra os efeitos das mudanças climáticas no Ártico nas últimas três décadas. E esses efeitos já são bem mais visíveis quando comparados aos anos de 1995 e 2007, quando o Paglia esteve na Groenlândia ao lado do cinegrafista Marco Antônio Gonçalves e do guia canadense Jim Allan. Os dois também o acompanharam agora na última expedição, em 2023.

"Em 1995, nós acompanhamos os caçadores numa viagem de 11 dias sobre o gelo, percorremos mais de 400 km numa jornada de caça e sobrevivência. Em 2007, essa viagem já se resumiu a duas noites. Desta vez, em 2023, conseguimos viajar apenas um dia sobre o gelo, não passamos de 60 km. E sempre na mesma época do ano, na primavera. A gente já começa a ver claramente as alterações no Ártico por conta das mudanças climáticas. Nós temos o dever de dar esse testemunho do que presenciamos lá. Temos em mãos uma mensagem muito importante para passar adiante", ressalta Ernesto Paglia. Em Qaanaaq, vivem pouco mais de 600 habitantes atualmente. Eles ainda cultivam costumes ancestrais como suas matilhas de cães de trenó, único meio de transporte usado na caça de animais, mas já enfrentam no dia a dia os efeitos do aquecimento global. O gelo mais fino dificulta o deslocamento, a caça e coloca em risco o futuro das próximas gerações.

De acordo com Paulo Artaxo, um dos mais respeitados cientistas do clima do mundo, o Ártico está aquecendo quatro vezes mais depressa do que o resto do planeta. Em conversa com Ernesto Paglia, ele diz que o impacto na elevação dos oceanos é irreversível. O gelo que derrete na Groenlândia é responsável por 1/3 do aumento médio do nível do mar já registrado desde a Revolução Industrial, no século XIX. O que acontece com a Groenlândia trará consequência para todo o planeta, inclusive, para o Brasil. "A série traz uma reflexão sobre o tempo que estamos vivendo e como as mudanças climáticas sob interferência humana têm influenciado na vida de quem vive no extremo norte do planeta. Qaanaaq é um exemplo do que nos espera nos próximos anos. Atualmente, eles sofrem mais do que o restante da população, mas o resto do mundo vai acabar sendo afetado daqui a alguns anos com o derretimento das geleiras milenares da Groenlândia", diz o diretor e roteirista Henrique Picarelli.

A série documental usa imagens das reportagens feitas por Ernesto Paglia para o 'Globo Repórter' nas outras duas expedições. O jornalista conversa com alguns moradores de Qaanaaq entrevistados nas outras viagens, fazendo um paralelo de como era a vida deles antes e agora, suas referências e visões sobre o seu próprio povo e sobre o mundo. A produção também explora outros temas como educação, saúde e a religião dos indígenas inuítes, que são regulados pelas autoridades de Kopenhagen, já que a Groenlândia é protetorado dinamarquês.

Original Globoplay, '3x Ártico – O Alerta do Gelo' tem direção de Henrique Picarelli, que assina também o roteiro junto com o Caio Cavechini; direção de produção de Clarissa Cavalcanti; produção de Ana Pessoa e reportagem de Ernesto Paglia e Marco Antônio Gonçalves.   


Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem