‘Esse tal de Roque Enrow’: Confira uma seleção especial do Curta!On para celebrar o Dia Mundial do Rock


Rita Lee em cena na série '101 canções' (Divulgação: CurtaOn)


Por ocasião do Dia Mundial do Rock, comemorado no dia 13 de julho, o Curta!On – Clube de Documentários preparou uma seleção especial com produções relacionadas ao gênero musical. A pasta, intitulada "Esse tal de Roque Enrow", inclui 18 produções, entre longas e episódios de séries sobre o universo do rock.


Entre os destaques brasileiros, estão o documentário "Barão Vermelho: Por que a gente é assim?", que conta a história de uma das bandas mais icônicas do rock nacional e traz depoimentos dos músicos e cenas de shows marcantes e "Os Quatro Paralamas", que aborda a relação entre os membros da banda e seu empresário ao longo dos anos. Entre as séries, há episódios de "Anos 80", que explora o surgimento do punk e do rock brasileiro, e em "101 Canções que Tocaram o Brasil", o capitulo "A explosão do Rock Brasileiro" que também traz a trilha sonora dos anos 80.


Também fazem parte da seleção produções internacionais. Entre elas, "Woodstock: Três Dias que Definiram Uma Geração", sobre o lendário festival de música realizado em 1969, e o documentário que acaba de ser disponibilizado no Curta!On:  "The Beatles: Por Trás das Letras", que revela o significado e investiga a importância e impacto duradouro da banda britânica para a música mundial.


A seleção "Esse tal de Roque Enrow" está disponível no CurtaOn - Clube de Documentários, que pode ser acessada na ClaroTV+ ou no site. Novos assinantes do site ganham 7 dias de degustação gratuita de todo o conteúdo da plataforma, basta se cadastrar.


Confira as produções:

“Barão Vermelho: Por que a gente é assim?” (Documentário)

A história de uma das bandas mais icônicas do rock nacional, precursora do movimento que mais tarde veio a se chamar BRock. Reúne depoimentos dos músicos, nas diferentes formações da banda. Os primeiros ensaios filmados em super-8; o show no Teatro Ipanema, em 1983; os shows no Circo Voador, a emblemática arena de shows dos anos 80; programas como Chacrinha e Raul Gil embalam o documentário. Direção: Mini Kerti. Duração: 108 minutos. Classificação: Livre.


“Os Quatro Paralamas” (Documentário)

 Acompanha a banda desde o início no Circo Voador, em 1983. Este filme é sobre música e amizade, e fala da relação dos três que sobem ao palco (Herbert, Bi e João), mas também de um quarto elemento, que aparece pouco na mídia, mas tem papel fundamental: José Fortes, o empresário. Direção: Roberto Berliner. Duração: 90 minutos. Classificação: 12 anos.


“Paralamas em Close-up” (Documentário) 

O grupo "Paralamas do Sucesso", formado por Herbert Vianna, João Barone e Bi Ribeiro, convida para uma viagem pela história do rock brasileiro, explorando as raízes do gênero musical no Brasil. O especial reúne entrevistas e "canjas" de artistas como Jorge Ben Jor, Evandro Mesquita, Roberto Frejat, Kid Abelha, Roger e Arnaldo Antunes. Direção: Breno Silveira, Andrucha Waddington e Cláudio Torres. Duração: 52 minutos. Classificação: Livre.


“Blitz” (Documentário)

O documentário apresenta a história e a trajetória da primeira banda consagrada do pop-rock brasileiro, Blitz. O longa-metragem explora seu surgimento na lona do Circo Voador entre Ipanema e Copacabana, na década de 1980, até às turnês internacionais e o enorme sucesso do grupo ainda nos dias atuais. Direção: Paulo Fontenelle. Duração: 104 minutos. Classificação: 12 anos.


“Anos 80” (Série) – Episódio: “O Punk no Brasil”

Fenômenos de comportamento marcaram a década de 80. Inspirados no movimento punk inglês da década de 70, começaram a surgir bandas como "Inocentes", "Garotos Podres" e "Ratos de Porão", que impulsionaram a estética punk no Brasil. Nessa esteira, surgiram boates emblemáticas em São Paulo, como "Madame Satã" e "Napalm", que depois abrigariam os primeiros shows de grupos como os "Titãs" e "Ira". Direção: Darcy Burger. Duração: 26 minutos. Classificação: Livre.


“Anos 80” (Série) – Episódio: “B Rock - Parte 1” 

Os anos 80 foram responsáveis pela consagração do rock brasileiro. Antes visto como algo marginal e alternativo, no início daquela década, uma série de jovens artistas e bandas aparecia com grande sucesso em casas noturnas como a carioca Circo Voador e estouravam nas emissoras de rádio jovens e roqueiras, com a também carioca Rádio Fluminense. Direção: Darcy Burger. Duração: 26 minutos. Classificação: 10 anos.


“Anos 80” (Série) – Episódio: “B Rock - Parte 2”

Em 1985 foi realizado o primeiro grande festival de rock no Brasil, o Rock in Rio, que se tornou um divisor de águas para a própria história da música brasileira e colocou o Brasil no mapa dos shows internacionais. O período foi marcado também pela explosão de sucessos de bandas como o RPM (que provocou uma espécie de beatlemania à brasileira) e Legião Urbana. Direção: Darcy Burger. Duração: 26 minutos. Classificação: Livre.


“101 Canções que Tocaram o Brasil” (Série) – Episódio: “A explosão do Rock Brasileiro” 

Com o fim da ditadura, sai de cena o verde-oliva e entram o amarelo limão e o rosa fluorescente, anunciando a explosão do rock brasileiro e a trilha sonora dos anos 80. Direção: Roberto de Oliveira. Duração: 26 minutos. Classificação: Livre.


“Som, Sol & Surf - Saquarema” (Documentário) 

Em 1976, um grande show de rock, chamado "Som, Sol & Surf", aconteceu na praia de da Itaúna, em Saquarema e havia também um campeonato de surf. Durante três dias, uma multidão de jovens, muitos acampados na praia, curtiu a música de Rita Lee, Angela Ro Ro (sua primeira apresentação), Raul Seixas entre outros. Direção: Helio Pitanga. Duração: 80 minutos. Classificação: Livre.


“Álbuns Clássicos” (Série) – Episódio: “Queen - A Night At The Opera” 

O quarto álbum do Queen lançado no final de 1975, é uma mistura de hard rock, pop, ópera, música e folk tradicional, utilizando guitarras multicamadas, riffs, harmonias vocais, floreios de piano, harpa, um ukulele e sem sintetizadores. Direção: Matthew Longfellow. Duração: 50 minutos. Classificação: 12 anos.


“Álbuns Clássicos” (Série) – Episódio: “Lou Reed – Transformer” 

O episódio aborda a produção do "Transformer" de Lou Reed - o álbum que levou Lou Reed do herói cult de The Velvet Underground ao superstar solo internacional. Direção: Bob Smeaton. Duração: 50 minutos. Classificação: 12 anos.


“Álbuns Clássicos” (Série) – Episódio: “U2” 

O primeiro álbum de estreia do The Doors garante a eles um lugar na história do rock and roll. Direção: Bob Smeaton. Duração: 50 minutos. Classificação: 12 anos.


“Álbuns Clássicos” (Série) – Episódio: “The Who - Who´s Next” 

"Who´s Next" é visto por muitos como o maior testamento do talento de composição de Pete Townshend e do poder musical de The Who. Quando o álbum foi lançado em 1971, ele chegou ao primeiro lugar na parada de álbuns britânicos e permaneceu no Top 50 por mais de três meses. Direção: Bob Smeaton. Duração: 50 minutos. Classificação: 12 anos.


“Cale-se” (Série) – Episódio: “O Rock Proibido” 

Ricardo Alexandre fala sobre o lugar ocupado pelo rock na música brasileira no final dos anos 60 e explica como o lema “sexo, drogas e rock´n roll” contribuiu para que a ditadura atribuísse ao gênero uma ameaça subversiva. Conta com depoimentos de Evandro Mesquita, Leo Jaime, Eduardo Dussek e Roberto Menescal, que relembram o cenário musical da época, e de Maria Juçá, diretora do Circo Voador. Direção: Marcus Fernando. Duração: 26 minutos. Classificação: Livre.


“The Beatles: Por Trás das Letras” (Documentário) 

As canções dos Beatles nunca foram tão densas quanto as de Bob Dylan ou tão atrevidas quanto as dos Rolling Stones. No entanto, sempre se acreditou que suas canções eram carregadas de significado e sentimento. Nas dezenas de obras-primas musicais criadas pelo quarteto, um tema sempre presente em todos os álbuns e na maioria dos singles é o amor. Direção: Lucy Ciara McCutcheon. Duração: 58 minutos. Classificação: Livre.


“Sotaque Elétrico” (Documentário) 

Uma investigação musical sobre a natureza da guitarra brasileira que parte da chegada da viola de machete no Recôncavo baiano, em meados do século XIX, até os dias de hoje, passando pela revolução do pau elétrico de Dodô e Osmar no carnaval da Bahia, a energia do carimbó do Pará, as experimentações tropicalistas de Lanny Gordin, o baque dos tambores do maracatu pernambucano, o peso do Megadeth e a reconexão com as matrizes em linha direta com a música africana atual. Intrusa e estranha, a guitarra teve que se adaptar à cultura do ritmo, própria aos gêneros nativos, forjando uma identidade original muito além da tradição do rock´n´roll. Direção: Caio Jobim e Pablo Francischelli. Duração: 93 minutos. Classificação: 12 anos.


“Woodstock: Três Dias que Definiram Uma Geração” (Documentário) 

Em agosto de 1969, quase meio milhão de pessoas se reuniram em uma fazenda no norte do estado de Nova York para ouvir música. O que aconteceu nos três dias seguintes, no entanto, foi muito mais do que um show. Se tornaria um evento lendário, que definiria uma geração e marcaria o fim de uma das décadas mais turbulentas da história moderna. Direção: Barak Goodman. Duração: 99 minutos. Classificação: 14 anos.


“Os Mutantes” (Documentário) 

Uma brincadeira mutante improvisada por Arnaldo Batista, Sérgio Dias e Rita Lee, Os Mutantes, num dia único pelas ruas de São Paulo. Direção: Antônio Carlos da Fontoura. Duração: 7 minutos. Classificação: Livre. 

Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem