Nos dez anos das manifestações de 2013, Curta! exibe "O Mês que Não Terminou"


Filme “O Mês que Não Terminou” (Foto: Divulgação)


Junho de 2013 foi um mês de grandes manifestações em todo o país com milhares de pessoas nas ruas pedindo mudanças e melhorias na política, no transporte público, na saúde e na educação. Para relembrar a data, o Curta! exibe o documentário "O Mês Que Não Terminou", dirigido por Francisco Bosco e Raul Mourão, neste sábado, dia 24 de junho, às 22h. A produção de 2019 aborda a efervescência daqueles dias que, para os diretores, ainda ecoam na vida política brasileira.

O filme comenta os desdobramentos de dois movimentos internacionais de 2011, o "Occupy Wall St", em Nova York, e "Os Indignados", em Madrid, fazendo uma ligação entre essas ações e as manifestações que ocorreram no Brasil durante junho de 2013. Segundo a narrativa apresentada pelos diretores, essa agitação desembocou nos protestos a favor do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2014, foi motor de propulsão da Operação Lava Jato e da ascensão da extrema direita no Brasil.

Para ajudar na reflexão sobre o período, ativistas, cientistas políticos, filósofos, psicanalistas e economistas dão depoimentos que se costuram ao roteiro do ensaísta Francisco Bosco. A narração é de Fernanda Torres. "O Mês Que Não Terminou" é uma produção da Kromaki, viabilizada através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) pelo canal Curta!.

"O Mês que Não Terminou" pode ser assistido também no CurtaOn – Clube de Documentários, disponível na Claro TV+ e no site. Novos assinantes inscritos pelo site têm sete dias de degustação gratuita de todo o conteúdo.

Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem