Sportv exibe a partir desta sexta-feira a série ‘A Virada’, que mostra o primeiro ano do Cruzeiro sob o comando de Ronaldo


foto: Cruzeiro/ divulgação

Desde que a chamada 'Lei da SAF' foi aprovada em 2021, muitos clubes se renderam ao modelo de gestão. Atualmente, disputando a Série A do Brasileirão, estão cinco equipes com modelos de sociedade anônima. Mas se hoje as SAFs já são uma realidade no nosso futebol, o pioneiro a entrar para este modelo de gestão foi o Cruzeiro. Todos os bastidores do processo de aquisição do futebol do clube foram documentados e viraram a série documental ‘A Virada’, uma co-produção entre sportv e Beyond Films, que estreia nesta sexta-feira, dia 21, com exclusividade para os assinantes do sportv, logo depois do programa ‘Troca de Passes’. Mais cedo, o conteúdo já estará disponível no Globoplay, para os usuários do pacote ‘Globoplay + Canais Ao Vivo’.

“As séries documentais sobre bastidores do futebol têm feito bastante sucesso entre os amantes do esporte, principalmente porque estreitam ainda mais a relação de amor e paixão dos torcedores com seus clubes. Já fizemos duas temporadas do ‘Acesso Total’ e agora chegou a vez de trazer um olhar diferente dos bastidores deste primeiro ano do Cruzeiro já dentro do contexto das SAFs, e mostrar como outros clubes enxergam esse caminho da profissionalização do futebol”, diz Marcos Botelho, Gerente de Programação dos canais sportv.

Dirigida por Marcelo Pizzi, ‘A Virada’ mostra, em quatro episódios, como foi a aquisição do Cruzeiro por Ronaldo “Fenômeno”. Desde as discussões no vestiário entre os jogadores ao papo entre os executivos do clube, o material conta alguns dos obstáculos encontrados pela equipe de gestão ao assumir o clube mineiro com uma dívida bilionária, além do processo de desenvolvimento das Sociedades Anônimas do Futebol (SAFs), atualmente presentes também em clubes como o Vasco, Bahia e o Botafogo, sob um contexto de profissionalização do futebol brasileiro como um todo.

“Tivemos uma oportunidade única de mostrar - pelo lado de dentro - todo o trabalho duro realizado para que o Cruzeiro voltasse à Série A, tanto da diretoria, como da comissão técnica e jogadores. Aproveitamos, também, para registrar a movimentação de outros clubes, como Botafogo, Vasco e Bahia na direção da reestruturação como SAFs, e a possível formação de uma liga de clubes aqui no Brasil”, comenta Marcelo Pizzi, diretor da série e gerente de produções originais da Beyond Films, startup de mídia e conteúdo.

O primeiro capítulo relembra a transição da SAF Cruzeiro, liderada por Ronaldo. Começa com a assinatura da proposta de compra do clube; passa pela votação dos conselheiros e a aprovação do acordo por unanimidade; e vai até o início do Campeonato Brasileiro do ano passado, quando as SAFs já mostravam a sua força, não só com a compra do Botafogo pelo americano John Textor, mas também com a ingestão de 65 milhões de reais em reforços, se tornando o clube brasileiro que mais gastou na janela de contratações.

A série ‘A Virada’ estreia nesta sexta-feira, dia 21, logo depois do programa ‘Troca de Passes’ no sportv. Mais cedo, o conteúdo já estará disponível no Globoplay para os usuários do pacote ‘Globoplay + Canais Ao Vivo’.

Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem