Globo conquista 16 prêmios no New York Festivals TV & Film Awards 2023


Cena do documentário original GloboNews 'Juquery Lugar Fora do Mundo'


Acabam de ser revelados os vencedores da edição 2023 do New York Festivals TV & Film Awards, um dos mais importantes festivais do mercado audiovisual que celebra conteúdos excepcionais e inovadores de televisões ao redor do mundo. E a Globo, mais uma vez, foi reconhecida com 16 prêmios, sendo quatro deles de ouro: para o documentário da GloboNewsJuquery – Lugar fora do Mundo’, para os efeitos especiais da novela da TV Globo ‘Mar do Sertão’, para a abertura da reportagem ‘Bataclan’ do ‘Fantástico’ e para a chamada da série ‘Copa do Mundo, uma história imortal’. 
 
A GloboNews ganhou um ouro e um prata em dois documentários. “Juquery – Lugar fora do mundo” conquistou o reconhecimento máximo por parte do júri na categoria Direitos Humanos.  Ex-pacientes, ex-funcionários e pesquisadores relatam as inúmeras violações dos direitos humanos que aconteceram no Juquery, o maior hospital psiquiátrico do Brasil, que funcionou por mais de 120 anos e fechou suas portas em 2021. A unidade chegou a ter mais de 16 mil pacientes na década de 70 e foi palco de atrocidades. O documentário revela ainda que o Manicômio Judiciário, que integrava o Complexo Hospitalar do Juquery, serviu para presos políticos serem torturados durante a ditadura militar. 
 
O canal também levou prata na categoria Atualidades com o documentário 'Abrigo – Inocentes sob Ataque', que retrata o drama dos ucranianos que ficaram no país depois da invasão russa. Durante quase dois meses, o fotógrafo e documentarista Gabriel Chaim acompanhou o sofrimento de civis – desde o primeiro bombardeio a um prédio residencial em Kiev até o momento em que as tropas de Putin abandonaram a estratégia de tentar tomar a capital. Os soldados deixaram para trás o massacre estarrecedor na cidade de Bucha e muita destruição em localidades próximas, como Irpin, Borodianka e Chernihiv.    
 
Já na categoria Efeitos Especiais, o prêmio mais importante ficou com a novela Mar do Sertão, que contou com o talento dos times de 3D e composição para transformar locações no Rio de janeiro em um deserto semiárido. A trama surpreendeu o público com inúmeros outros efeitos que trouxeram veracidade e realismo às cenas. 
 
O Jornal Nacional levou duas pratas: para a série “Brasil em Constituição”, na categoria Melhor Uso da Tecnologia, pelo uso criativo e inovador do espaço na redação e dos recursos visuais, que transportou o público para dentro da história da Constituição brasileira; e em Design Gráfico, pelo conceito de imersão percebido pela fusão delicada entre o real e o virtual. 
 
O Globo Repórter foi condecorado com o bronze na categoria Notícia ou Especial pelo programa “Paraísos Ameaçados", que revelou como os riscos apontados pelos cientistas na ECO- 92, há 30 anos, se tornaram realidade. O programa foi a diferentes pontos do Brasil para mostrar, na prática, os efeitos do aquecimento global: quilômetros de uma paisagem desoladora causada pela desertificação, os efeitos do avanço do oceano Atlântico em regiões como o Delta do Parnaíba, os estragos na vida marinha e em águas doces, como as do Rio Negro, na Amazônia. 

Em “Promoções, Aberturas e Identidades Visuais”, a TV Globo recebeu 10 prêmios com peças produzidas para promover conteúdos do canal. Ouro para a chamada produzida para a reportagem especial “Bataclan”, do Fantástico; um ouro e uma prata para ‘Copa do Mundo, uma história imortal’; duas pratas para as peças produzidas para as ‘Olimpíadas de Inverno 2022’; uma prata para a chamada  do Rock in Rio em que instrumentos e equipamentos de som se transformam no cantor Freddie Mercury; três bronze para chamadas de filmes na Globo, incluindo uma para o Supercine especial Dia das Bruxas e outro bronze pela chamada do Tela Quente que exibiu episódios da série original Globoplay “Arcanjo Renegado”.

Confira aqui a lista completa dos vencedores: 

 
Prêmio / Produto/ Categoria 
 
Ouro/ “Mar do Sertão” / Best Special Effects 
Ouro/ “Bataclan” / Art Direction: Promotion/Open & IDs 
Ouro/ “Juquery – Lugar fora do mundo” / Documentary/ Human Rights 
Ouro/ “Copa do Mundo: Uma história imortal” / Sports Program Promotion 
 
Prata/ “Abrigo – Inocentes sob Ataque” / Current Affairs 
Prata/ “Brasil em Constituição” / Best Use Of Technology 
Prata/ “Jornal Nacional” / Best Graphic Design 
Prata/ “Olimpíadas de Inverno 2022” / Contest/Special Promotion 
Prata/ “Olimpíadas de Inverno 2022” / Sports Program Promotion 
Prata/ “Rock In Rio” / Art Direction: Promotion/Open & IDs 
  
Bronze/ “Filmes na Globo” / Editing: Promotion/Open & Ids 
Bronze/ “Paraísos Ameaçados”/ News Documentaty/ Special   
Bronze/ “Filmes na Globo” / Contest/Special Promotion 
Bronze/ “Dia das Bruxas” / Contest/Special Promotion 
Bronze/ “Arcanjo Renegado” / Editing: Promotion/Open & Ids. 
Bronze/ “Copa do Mundo: Uma história imortal” / Editing: Promotion/Open & Ids 

Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem