Mercado Livre faz balanço positivo da primeira participação como patrocinador do “BBB"




O Mercado Livre, e-commerce líder da América Latina que estreou como patrocinador do “Big Brother Brasil” na edição deste ano, faz um balanço dos resultados da jornada, marcada por grandes entregas que carregaram o DNA inovador da companhia e permearam toda a edição de 2023. Alguns indicadores comprovam que a iniciativa foi muito bem-sucedida, dentre eles está o aumento de quatro pontos percentuais em Top of Mind em levantamento mensal realizado pela Kantar. Somente em fevereiro, quando foram iniciadas as ativações da marca no reality, como a festa proprietária com show do DJ Pedro Sampaio, o crescimento da preferência de marca foi de 6 pontos percentuais.

Ativações

Logo na estreia no programa, durante a Festa na Piscina, os brothers e sisters receberam caixas-surpresa com diferentes presentes, que incluíram disputados itens, como SmartTV e PlayStation 5. O console do game, um dos itens mais comemorados pelo participante que o recebeu, Gabriel Santana, ganhou destaque entre os fãs do reality e as buscas pelo produto na plataforma cresceram 120% no dia seguinte à ação.

Outro exemplo foi a procura pela boia de flamingo, que compunha o cenário da Festa na Piscina realizada no dia 13 de fevereiro e apresentou crescimento de 233% nas buscas na plataforma em relação à média diária da semana anterior. Além desse item, a mesa de pebolim, produto que divertiu os brothers durante a festa, teve alta repercussão fora da casa e as buscas pelo produto mais do que triplicaram em comparação com a média diária da semana anterior.

Mais uma iniciativa que gerou milhões de acessos na plataforma foi o lançamento da loja oficial do ‘BBB23’ no marketplace, com ofertas exclusivas em diversos itens da casa e também usados pelos brothers e sisters nesta edição. Um dos maiores picos de audiência na página ocorreu durante a festa da marca, que teve como atração principal o DJ Pedro Sampaio – literalmente “entregue” aos participantes em uma caixa da empresa. Neste dia, a jaqueta dourada usada pelo DJ esgotou-se em menos de 24h na plataforma e a audiência na página do BBB no Mercado Livre cresceu nada menos que 520%.

O efeito ‘BBB23’ também influenciou o número de acessos na plataforma como um todo que, durante as ações no programa, alcançaram um crescimento de aproximadamente 30%, em comparação aos dias em que não ocorreram ativação da marca. Outro dado que exemplifica a geração de tráfego para o Mercado Livre foi o aumento de 500% no uso do QR Code na primeira ativação em comparação a outras ações de QR Code que a empresa já realizou.

Outros números expressivos mostram a relevância do patrocínio para a companhia e para os consumidores:

O post sobre um produto mencionado em uma conversa dos brothers – a caixa de som JBL – já figura entre os três posts de maior engajamento na história do marketplace nas redes sociais.

Foi registrado aumento de aproximadamente 30% nos acessos à plataforma durante as ações no programa em comparação aos dias em que não ocorreram ativações da marca.

Durante o horário de pico do programa que exibiu a Festa do Mercado Livre com Pedro Sampaio, foi registrado crescimento médio de 100% de GMV em comparação com os mesmos dia e hora da semana anterior (para efeito de comparação, crescimento do GMV total da plataforma no Q4/22 foi de 34,7%).

Além do awareness gerado para a marca, as provas do líder contribuíram para o aumento de 54% nas buscas por produtos dentro da Loja Oficial do BBB na plataforma.

Na reta final do BBB, pesquisa realizada pelo Instituto Qualibest apontou o MercadoLivre como uma das marcas mais associadas ao reality, com 18% de recall espontâneo e 47% na pesquisa estimulada.

“A participação do Mercado Livre no BBB 23 foi extremamente relevante, em nosso primeiro ano de patrocínio do programa já fomos consideradas uma das marcas mais lembradas pelo público (segundo pesquisa do Instituto Qualibest), ficando entre os primeiros dessa edição” comenta Thais Nicolau, Diretora de Branding do Mercado Livre. “O tempo de tela no programa gera uma conexão única com o público, notada tanto em pesquisas de marca, quanto em retorno de vendas” completa.

Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem