Jorge Pontual desbrava Nova York nesta semana no 'Globo Repórter'


foto: divulgação/Carol Matzenbacher


Em cinco décadas, mais de 100 países e os cinco continentes visitados. Um passaporte de respeito. Direto de Nova York, Jorge Pontual, que foi editor-chefe do programa entre 1983 e 1996 e também participou da edição do primeiro programa exibido em 1973, retorna ao jornalístico para fazer da cidade mais cosmopolita do mundo o ponto de partida para uma retrospectiva das melhores viagens que o ‘Globo Repórter’ fez em 50 anos e que marcaram a história da TV brasileira. Além da apresentação de Sandra Annenberg, que também voou para Nova York para gravar a abertura, o ‘Globo Repórter’ desta sexta-feira relembra reportagens, algumas com cenas icônicas protagonizadas por Gloria Maria, feitas no Brasil e mundo afora por mais de 20 jornalistas.

“Nova York é a cara do ‘Globo Repórter’. Cada dia aqui é uma aventura, uma descoberta. A cidade grandiosa pode ficar aos nossos pés... E teremos a sensação de estar no topo do mundo”, promete Jorge Pontual, que visita lugares como o observatório Summit One Vanderbilt ,num reencontro que exigiu dedicação extra: “O programa pede uma participação pessoal do repórter que normalmente não acontece em outros jornalísticos. O repórter tem que saber contar uma história com emoção e empatia pelos personagens envolvidos. É um investimento de pesquisa, reportagem e tempo maior que o de qualquer outro trabalho jornalístico em TV”.


O especial sobre viagens vai lembrar ainda que em 50 anos, o ‘Globo Repórter’ apresentou vários paraísos intocados, inclusive para os brasileiros, foi um dos primeiros a ter autorização para visitar o Atol das Rocas, Fernando de Noronha e o Xingu, e percorreu toda a extensão de 6992 km do Rio Amazonas, da nascente, na Cordilheira dos Andes, no Peru, até a foz no Oceano Atlântico, já no norte do Pará. Além de relembrar perrengues, como o dia em que Francisco José virou de barco no Rio Amazonas e Gloria Maria foi levada pelo vento na Noruega e quase bateu de moto na Índia.


Toda expedição que o ‘Globo Repórter’ faz passa por um mergulho na culinária da região visitada e isso, claro, fez com que a equipe do programa provasse de um tudo: iguanas, lingueirão, carne de cavalo, hamburger salpicado de ouro, escorpião, olho de carneiro, tubarão podre, ouriço, entre outras iguarias. O programa desta sexta-feira também vai lembrar o contato com culturas completamente diferentes que o ‘Globo Repórter’ nos proporciona. Na retrospectiva, Chico José cobriu uma cerimônia de casamento indiana, onde, seguindo as tradições daquele país, a noiva e o noivo não se conheciam e o enlace foi arranjado pelas famílias. No mesmo programa, ele também acompanhou um casamento dentro de grande caverna a 25 metros de profundidade, em Fernando de Noronha. Entre os convidados, 26 mergulhadores, claro. E Marcelo Correge conheceu a banha russa, uma espécie de sauna diferente. Depois de tomar uma ‘surra’ de galhos e folhas de carvalho e eucalipto para melhorar a circulação, ele precisou mergulhar na água a 4 graus. E repetir a série por três vezes. Tudo pela notícia. Quem no ‘Globo Repórter’ nunca?


Além de listar os bichanos que só o ‘Globo Repórter’ mostrou como vivem, como se reproduzem e como se alimentam. Gloria Maria, sempre ela, vai aparecer alimentando e limpando pandas. Ao longo de cinco décadas, o programa trouxe ainda fofuras como focas bebê, camelo, urso, dragões, rinoceronte, lêmures (um parente distante dos macacos), orça parda, entre vários outros. “O Globo Repórter é pioneiro em documentários, reportagem investigativa, reportagens sobre meio ambiente, diversidade, vida animal, reportagens sobre outras culturas, outros países. Vou amarrar segmentos sobre viagens, vida animal e o que mudou no mundo nesses 50 anos”, explica Pontual.


Tudo isso sem perder a oportunidade de refletir sobre o futuro. “Como será a humanidade daqui a 50 anos? Anda haverá vida selvagem na terra? As pessoas de 2073, o que fazem? O que comem? O que vestem? Como viajam? Aonde vão, no sistema solar e na galáxia? Como será a saúde? A educação? O amor? Seremos mais felizes? Tudo isso você vai ver no ‘Globo Repórter’, daqui a 50 anos. Vamos nessa?”, convida Sandra.


O ‘Globo Repórter’ vai ao ar nesta sexta-feira, 28 de abril, após ‘Travessia’.

Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem