TV Cultura revitaliza acervo e disponibiliza serviço ao mercado


divulgação/Tv Cultura

Como parte do processo de modernização do Cedoc (Centro de Documentação), a TV Cultura começou a operar com o equipamento de digitalização Scanstation, da Lasergraphics. O scanner, que conta com várias configurações e acessórios, vem fazendo a digitalização do acervo da emissora, composto de aproximadamente 90 mil rolos de filmes, equivalentes a 11 mil horas de material entre matérias jornalísticas, programas, telecursos de várias disciplinas e esporte, entre outros.

Com captura em 6,5K, o scanner realiza a digitalização em alta definição de rolos de filmes 16mm, com pista sonora magnética ou óptica, e tem capacidade para processar filmes com alto índice de deterioração, isto é, quando já apresentam nível de encolhimento e fragilidades físicas que muitos equipamentos não suportam processar.

A nova central técnica implantada na TV Cultura está também disponível para o mercado audiovisual e, além do processamento com películas, converte também para o meio digital os conteúdos gravados em suportes de vídeo hoje considerados obsoletos, desde fitas VHS até HDCam, DVD e mini DV, entre outros. "Atualmente, são poucos os locais no Brasil que oferecem esse serviço com a qualidade desejada. Aqui na Cultura estamos aptos a trabalhar com toda a linha de produção – da preparação do material, limpeza, escaneamento, até a edição e preservação digital", explica Patricia de Filippi, coordenadora do Cedoc e responsável pelo projeto.

Acervo

Após concluir o processo de digitalização, catalogação e indexação do acervo da TV Cultura, esse conteúdo será disponibilizado para pesquisa por parte dos interessados – estudiosos, produtores, estudantes, comunicadores, editoras, profissionais da área – por vários meios de comunicação, do site da emissora ao canal de comunicação atualmente já aberto entre os pesquisadores do acervo da TV/Cedoc e o público (acervo@tvcultura.com.br).

Ao final do projeto, a emissora terá garantida tanto a preservação das mídias físicas, cada qual em sua reserva técnica dedicada e climatizada, quanto a preservação digital dos conteúdos convertidos do analógico ou natos digitais com o sistema de gerenciamento desses conteúdos.

Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem