Quase 200 cidades são liberadas para a implantação do 5G



Subiu para 682 as cidades com autorização para implantação da rede 5G. Nesta quarta-feira, 22, a instalação da infraestrutura foi autorizada em mais 195 municípios de 21 estados a partir do dia 27 deste mês.

Nessas cidades já foi concluída a limpeza da faixa de 3,5 GHz e estão aptas a implementar o serviço. A decisão ocorreu durante a reunião do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), criado pelo Edital do 5G.

São Paulo é o estado com a maior quantidade de liberações, com 66 municípios. Na sequência está Rio Grande do Sul (19), Santa Catarina (17) e Bahia (12). A lista segue com Mato Grosso (11), Goiás (10), Paraná (8), Tocantins (8), Rio de Janeiro (8), Minas Gerais (7), Pará (6), Alagoas (4), Ceará (3), Pernambuco (3), Rondônia (3), Mato Grosso do Sul (3), Rio Grande do Norte (2), Paraíba (2), Maranhão (1), Espírito Santo (1) e Amazonas (1).

Para o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, a estimativa é de que ao final deste semestre, cerca de 1,6 mil cidades já tenham sido liberadas para receber a infraestrutura da rede 5G.

As autorizações ocorrem quando concluída a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku. O edital do leilão também garantiu investimento das operadoras vencedoras para distribuição de kits para recepção aos cadastrados no CadÚnico, lista de beneficiários dos programas sociais do Governo Federal.

A liberação da faixa não implica na instalação imediata das redes do 5G nas localidades, pois, de acordo com o edital, os compromissos estão programados para vencer a partir de 2025. A instalação antecipada de estações do 5G nessas cidades depende do planejamento e interesse de cada operadora.

Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem