Fantástico: Nova temporada de “Mulheres Fantásticas” estreia neste domingo(12)


Foto: Globo/Divulgação


Duas mulheres negras, pioneiras e revolucionárias protagonizam a estreia de mais uma temporada da série "Mulheres Fantásticas", que será exibida no 'Fantástico' deste domingo, dia 12, comandada pela apresentadora Poliana Abritta. A ativista americana Rosa Parks, que se tornou um dos maiores símbolos na luta contra o racismo, terá a sua história narrada pela cantora Ludmilla. O material será exibido em forma de animação. Já a empreendedora Adriana Barbosa construiu com sua garra, talento e criatividade uma história de sucesso.

Já adulta, voltando do trabalho, Rosa Parks entrou em um ônibus, pagou a passagem e se sentou na primeira fileira para negros, pois em 1955, ainda separavam as pessoas por cor. Quando o transporte coletivo encheu, passageiros brancos ficaram em pé. O motorista, então, parou a condução e a mandou se levantar. Por se recusar a fazer isso, ela foi levada presa, o que despertou um boicote coletivo de outros negros à condução e motivou a mudança nesta divisão de lugares. Por feitos importantes como este, Rosa Parks se transformou em um símbolo da luta pela igualdade racial.

Na sequência a apresentadora Poliana Abritta conversa com a empreendedora Adriana Barbosa, que fundou o maior evento de cultura negra da América Latina, a Feira Preta. As duas ainda andaram em uma montanha-russa. Em 2020, Adriana foi reconhecida como a primeira mulher negra entre os Inovadores Sociais do Mundo, pelo Fórum Econômico Mundial. O começo, como não poderia deixar de ser, não foi nada fácil, mas só valoriza ainda mais esta trajetória. "Eu montei um brechó com as minhas próprias roupas. Chamava ‘Brechó da Troca’. E eu ia para as feiras de rua, para mercados alternativos vendendo essas coisas, vendendo as minhas roupas. Foi dentro desse processo que veio o desejo de construir a Feira Preta", explica Adriana Barbosa.

A rotina e o ambiente do animal tido como o mais temido dos oceanos será mostrada em detalhes no ‘Fantástico’ deste domingo. Pela primeira vez, uma equipe de jornalismo da TV Globo mergulha ao lado de orcas, presenciando momentos em família e até a rivalidade com baleias-jubarte na caça por alimentos. A repórter Candice Carvalho Feio, correspondente em Nova York, viajou até as águas geladas do Círculo Polar Ártico, na Noruega, para viver esta experiência de ver de perto como é o comportamento destes mamíferos e como eles reagem à presença humana. Candice, o produtor Luigi Sofio e repórter cinematográfico Lucas Louis tiveram ao lado o francês Pierre Robert Latour, conhecido mundialmente como o “encantador de orcas”. Ele estuda esta espécie há três décadas, possui mais de 6 mil horas de mergulho com baleias selvagens em mar aberto e preside atualmente a organização Orcas Sem Fronteiras, que atua na luta pela preservação destes mamíferos. A equipe ainda teve o outro privilégio, de presenciar um fenômeno da natureza, a aurora boreal.

“As Orcas são fascinantes. No momento em que você cai na água, no meio do mar, e se vê entre uma família de orcas, o medo imediatamente vai embora. É preciso acabar com o estigma de que são ‘assassinas’. Pesquisas indicam que orcas têm similaridades com humanos. São emotivas e possuem alta capacidade cognitiva. São animais dóceis e curiosos. Elas foram, por décadas, vítimas da captura e exploração de parques de entretenimento. O cativeiro ainda é permitido em países como os Estados Unidos, mas orcas devem ser livres”, ressalta Candice Carvalho Feio.

O ‘Fantástico’ deste domingo, que começa logo depois do ‘Domingão com Huck’, traz ainda uma entrevista de Poliana Abritta com o cantor Jão, que nesta sexta-feira anunciou uma parceria inédita com a cantora Anitta. O lançamento da música “Pilantra” acontecerá na noite deste domingo e o clipe canção poderá ser conferido em primeira mão no programa. “Anitta é uma das pessoas mais doces e profissionais que eu conheci na minha vida. Eu sou muito objetivo, gosto muito de chegar e fazer as coisas. Ela tem essa mesma energia”, frisa o cantor. “É um clipe intenso, com chuva e muita dança. Pouca dança minha, o meu é mais um remelexo. E a gente se apaixona de uma forma bem intensa nesse vídeo”.

Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem