Documentário inédito na TV discute o círculo vicioso das notícias falsas


Cena do documentário “Fake News - Made In Brazil” (Foto: Divulgação/Curta!)



O documentário "Fake News – Made In Brazil", que chega ao Curta! com exclusividade, investiga a criação e a propagação de notícias falsas com o intuito de influenciar grupos sociais, um fenômeno potencializado pelas mídias sociais. Em simbiose com a popularização da internet móvel, forma-se um ambiente ideal para inflamar campanhas eleitorais, deflagrar uma guerra de informação e alimentar a polarização política. A estreia é na "Sexta da Sociedade", dia 24 de março, às 23h.

Dirigido por André Fran e Rodrigo Cebrian, o filme faz um recorte histórico do Brasil de 2018, com as eleições presidenciais e o cenário político em ebulição, para compreender as chamadas fake news. Também traz importantes relatos dos analistas que se debruçaram sobre o assunto para tentar decifrar, em volta de muita dúvida, incertezas e acusações, algo em constante evolução e que aparentemente veio para ficar.

Entre os entrevistados estão nomes como Luiz Fux, ministro do Supremo Tribunal Federal; acadêmicos como Muniz Sodré; o psicanalista Daniel Kuperman; jornalistas como Helena Borges, Edgard Matsuki, Fábio Gusmão e Tai Nalon; vítimas das notícias falsas, como (a hoje vereadora) Monica Benicio, viúva de Marielle Franco; e também um acusado de espalhar notícias falsas, o editor Carlos Augusto de Moraes.

Os diretores visitaram agências de checagem de fatos para mostrar o trabalho dos profissionais que vivem de desmentir fake news: os jornalistas. Eles são os primeiros mecanismos para deter as notícias falsas, mas não os únicos. O documentário estimula o público a pensar o seu papel nessa cadeia de produção. Segundo o filme, a principal maneira de evitar o contágio por notícias falsas é a informação; é pesquisar, entender, analisar e debater as causas e consequências desse efeito na sociedade.

"Fake News – Made In Brazil" é uma produção da Base#1 Filme viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).

Horários alternativos: 25 de março, sábado, às 03h e às 16h30; 26 de março, domingo, às 22h.

1 Comentários

Deixe seu comentário

  1. Faltou citarem a picanha com cervejinha e as inúmeras postagens dizendo sobre o atentado Fake contra Bolsonaro. Parece que só existe um lado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem