No 'Globo Repórter ' , conheça a geração de nômades brasileiros


Tv Globo/divulgação

A humanidade não precisa mais vagar pelo mundo em busca de água potável e alimento, mas é cada vez maior o movimento de pessoas, que, por escolha própria, abandonaram a residência fixa para viver com a casa nas costas. E o ‘Globo Repórter’, desta sexta-feira, 10 de março, apresenta uma geração de nômades brasileiros. Gente que escolheu viver com menos, que equilibra a saúde junto à natureza e sobrevive em meio à reinvenção de valores. “Essa jornada promete expandir os horizontes. Percorremos mais de 2 mil km em duas semanas para conhecer brasileiros que abriram essa janela mágica, buscando equilíbrio para o estresse”, comenta a jornalista Bette Lucchese, que assina a reportagem do programa.

O ‘Globo Repórter’ conta a história de gente como Drica Avelar, de 40 anos, que deu um jeito de realizar seu sonho de percorrer o país descobrindo sabores. “Sou engenheira de alimentos, chef de cozinha, e faz 6 meses que estou nessa vida nômade, com a cachorra Salsi e a Marilda”, explica ela, que agora se sustenta da venda de alimentos feitos na cozinha de sua kombi amarela, com nome e personalidade próprios. “Quando eu saí, achei que a viagem ia ser muito para fora, mas, na verdade, ela é muito para dentro”, conclui ela.

Diferentemente do que se pode supor, os nômades não são pessoas abastadas, mas sim, com propósito e disposição para viver com menos espaço, menos estrutura, menos recursos, com mais felicidade e mais liberdade. “Os personagens são muito diferentes. Mas as histórias se entrelaçam. Todos falam de como recuperaram a saúde e a alegria de viver, mantendo uma relação muito estreita com a natureza. E eles passaram a enxergam um mundo de possibilidades pela frente. E em cada parada têm a chance de fazer novos amigos”, observa Bette.

O programa apresenta ainda Isabel Albornoz, de 46 anos, e Robson Lunardi, de 40 anos, casal que atualmente vive numa tiny house, uma casa em miniatura sobre rodas. “Fomos diagnosticados com a Síndrome de Burnout, que é o estresse extremo, relacionado ao trabalho”, contou Isabel, ao lado do companheiro, que detalhou: “No hospital, por exemplo, é como se eu estivesse tendo um AVC, mas como se o corpo estivesse inventando uma doença que não existe”. A mudança no estilo de vida se tornou uma questão de sobrevivência para eles e Robson convenceu a mulher a vender o apartamento recém-comprado de 167m² para irem até os Estados Unidos conhecer de perto o movimento da tiny house.  “É o menos é mais na prática”, definiu ele, que construiu com Isabel a residência de 27m², onde hoje criam os dois filhos.

O ‘Globo Repórter’, desta sexta-feira, 10 de março, vai ao ar depois do ‘BBB 23’.

Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem