GloboNews exibe o documentário 'Sociedade do Medo'


Foto: Globo/Divulgação

O que provoca o medo e quais são as suas consequências? O documentárioSociedade do Medo’, que será exibido pela GloboNews neste domingo, dia 12, às 23h, aborda o medo que assola a humanidade, potencializada por um sistema que, historicamente, manipula as massas a partir da propagação do pânico e da insegurança. No longa, a diretora Adriana L. Dutra investiga a construção da sociedade pela ótica do medo, a sua presença ao redor do mundo e discute o tema com personalidades e especialistas que analisam o momento que vivemos.

A documentarista viajou para Tóquio, Nova York, Los Angeles, Londres, Paris, Amsterdam e outras cidades, para ouvir especialistas de diferentes realidades socioculturais. Os professores David Carrol e Jason Stanley, os filósofos Francis Wolff e Cyrille Bret, o historiador Marcelo Jasmin, os sociólogos Frank Furedi, Barry Glassner e Paula Johns, o padre Júlio Lancellotti, o escritor e filósofo indígena Ailton Krenak, a jornalista Flávia Oliveira, o físico Amit Goswami, a vereadora Benny Briolly, a pesquisadora Ivana Bentes, a professora Tamsin Shaw, a economista Linda Yueh, a deputada federal Talíria Petrone, entre outros, dão seus depoimentos sobre variadas vertentes do medo.

Todos concordam que o medo é e sempre foi o mais potente instrumento de poder. E, ao longo da História, a maior arma de figuras autoritárias para fazer as sociedades acreditarem que precisam de um líder forte.

‘Sociedade do Medo’ foi produzido pela Inffinito, em parceria com a GloboNews, Globo Filmes, Canal Brasil e GNT. As filmagens começaram antes do início da pandemia da Covid-19, em 2020, e seguiram remotamente depois que o caos foi deflagrado e o medo, unificado. Além de ter sido atravessada pelo coronavírus, a produção presenciou outro episódio histórico que gerou mais uma onda indiscriminada de pavor quando, durante a finalização do documentário, a Rússia declarou guerra à Ucrânia.

O documentário ‘Sociedade do Medo’ será exibido neste domingo, dia 12, às 23h, na GloboNews.

Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem