Anatel quer tornar as caixinhas de IPTV piratas ruins para desencorajar compra pelo consumidor





Com 20 dias desde a divulgação oficial, o bloqueio administrativo das TV boxes piratas – chamadas de caixinhas de IPTV – já está sendo operacionalizado e tem surtido efeito, garante o presidente da Anatel, Carlos Baigorri. A ideia é tornar a experiência instável e sem confiabilidade. Tanto que há pessoas entrando no site da agência para reclamar que o streaming ilegal está fora do ar, como se fosse um serviço legítimo.

"Já está tendo bloqueio de TV box e já tem usuário reclamando na Anatel de que o TV box dele parou de funcionar, então está recebendo uma rejeição da população", contou o presidente da agência em uma rápida coletiva de imprensa na Mobile World Congress nesta terça-feira, 28. "Ele [o usuário] está ligando para nós para reclamar de algo que a gente fez de propósito", contou.

No entendimento de Baigorri, além de mostrar que havia uma normalização do uso ilegal dessas caixinhas, a situação inusitada indica que a indisponibilidade estaria começando a gerar rejeição ao IPTV pirata para a população. Ainda que os próprios serviços piratas entrem em um jogo de "gato e rato", subindo novos IPTVs a cada derrubada.

"Sabe qual é a nossa expectativa? Vamos criar a experiência de uso do TV box tão ruim que ninguém mais vai querer comprar", argumentou ele a jornalistas. Para o presidente da Anatel, a medida vai criar uma sensação de que o uso é errado ao prejudicar a experiência para o usuário. Apesar de a medida já estar valendo, não há nenhum relatório ou levantamento a respeito dos bloqueios, disse Baigorri. Lembrand que o foco da Anatel é bloquear as caixas não homologadas pela agência.


Com informações, Tela Viva

Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem