Netflix poderá adotar medidas radicais contra compartilhamento de senhas


divulgação

Desde o ano passado, a Netflix já vem dizendo que vai impor barreiras aos usuários do streaming que têm o costume de compartilhar suas senhas. A ideia da plataforma é que, a partir de março, novas regras sejam impostas.

O compartilhamento de senha é uma prática irregular, vedada nos contratos dos serviços de streaming. Em 2021, a Netflix realizou um teste solicitando que os usuários inserissem suas credenciais de conta como uma forma de incentivar que cada usuário tivesse sua própria assinatura.

A empresa também já realizou testes em países como Chile, Costa Rica e Peru para oferecer o compartilhamento de senha de forma mais segura, regular e, claro, remunerando a plataforma. Trata-se do recurso "adicionar um membro extra", com o qual titulares dos planos Standard e Premium podem adicionar contas subsidiárias para até duas pessoas que não moram na mesma casa do assinante principal. Outros testes nesse sentido também foram feitos.

Segundo reportagem do site The Streamable, daqui a um mês o plano de compartilhamento de senha familiar servirá apenas para membros da família que moram em um mesmo endereço. Isso será checado da seguinte forma: a Netflix irá solicitar que os usuários se conectem ao mesmo wifi de seu endereço principal, abram o aplicativo ou site da Netflix e assistam a algum conteúdo pelo menos uma vez a cada 31 dias. Caso contrário, o usuário terá seu dispositivo bloqueado da plataforma. E se um dos usuários mudar o endereço padrão e os demais permaneçam no endereço anterior, esses serão bloqueados até que voltem a permanecer conectados no mesmo wifi.

A plataforma já esclareceu que, se tratando do uso do serviço durante viagens, os usuários podem obter um código de login do aplicativo que permitirá seu uso por sete dias fora da rede doméstica principal cadastrada – ressaltando que as contas serão bloqueadas caso isso não seja feito.

O anúncio, claro, gerou repercussões negativas nas redes sociais. Usuários levantaram questionamentos a respeito de quem passa muito tempo viajando – o que é bastante comum por conta dos sistemas home-office – além daqueles que assistem ao streaming majoritariamente em outros locais, como o escritório ou a casa de um parente.

Segundo a empresa, compartilhar a conta Netflix com alguém que não more com você não será mais uma possibilidade. Elas devem ser usadas por um único usuário ou então por uma mesma família, considerando apenas pessoas que morem na mesma residência e se conectem na mesma rede wifi. E no caso do bloqueio de conta, será necessário entrar em contato com a empresa para reverter a situação.

A estratégia visa combater a queda na base de assinantes, que já vem sendo enfrentada há alguns anos, embora ela ainda seja a maior plataforma de streaming do mundo. O objetivo das mudanças nas regras é converter em assinantes os usuários que acessam o serviço através do compartilhamento de senhas. Outra medida adotada anteriormente visando reter os assinantes e possivelmente atrair novos foi a criação do plano bancado parcialmente por anúncios, que tem valor mais baixo do que aqueles normalmente praticados pela plataforma. A opção está disponível desde outubro do ano passado.

No entanto, é possível que "o tiro saia pela culatra", uma vez que as críticas à nova política da empresa estão dominando as redes sociais e muitos usuários prometem cancelar suas assinaturas se as medidas forem realmente adotadas.

Com informações, Tela Viva

2 Comentários

Deixe seu comentário

  1. Se a Netflix fizer isso limitar para assinantes de fora da residência vai perder muitos assinantes e eu serei um

    ResponderExcluir
  2. Se for verdade já vou cancelar agora

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem