Globo terá série de novidades tecnológicas para o carnaval 2023


(Reprodução)


A Globo preparou uma série de novidades tecnológicas para a volta da festa mais popular do Brasil após anos de pandemia. A cobertura dos desfiles do Rio de Janeiro contará, pela primeira vez, com transmissão em 5G – um sistema robusto, marcado pela diversificação do 5G SA com Estações Rádio Base (ERBs) privadas em 4G, além de redes móveis públicas, garantindo grande capacidade de dados. A captação e transmissão de imagens em alta definição e em tempo real ficarão a cargo dos mochilinks (equipamentos portáteis conectados a câmeras sem fio usados para transmissão de conteúdo ao vivo com qualidade).

Vale ressaltar ainda que a rede 5G montada para o evento conta com uma tecnologia avançada até para as operadoras móveis, o network slicing, que permite alocar os recursos físicos da rede de forma elástica e dinâmica, e garante ainda mais robustez e qualidade para as transmissões ao vivo. Outra inovação da Globo para a área de cobertura das cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo será a transmissão dos desfiles em Dolby Atmos, experiência de áudio imersivo para os usuários que possuem um decoder de áudio e soundbar.

Além do Rio de Janeiro e de São Paulo, Recife será região de destaque para a cobertura da Globo neste Carnaval. Os blocos de rua Galo da Madrugada (o maior do mundo) e Homem da Meia-Noite terão transmissão 100% remota, e, no caso do primeiro, parte da sua produção será realizada na nuvem, em um processo chamado Live Production Multisite. “Os profissionais escalados para o trabalho estarão fisicamente em diferentes localidades. O operador ficará no local de transmissão, mas o diretor de imagem responsável pelo corte das câmeras estará em Belo Horizonte, e a operação de áudio será feita em Brasília. Aí, tudo convergirá para a Globo Recife”, esclarece Luiz Augusto Brandão, gerente de Tecnologia da Globo Recife. E completa: “A captação das imagens ocorrerá em Recife, mas a nuvem nos possibilitará fazer a operação de qualquer lugar do mundo.” O fato de a cidade ser bem capilarizada em termos de fibra ótica foi um dos motivos de ela ter sido escolhida para esse tipo de produção.


A transmissão do bloco Pipoca da Veveta, de Ivete Sangalo, a acontecer na quinta-feira, dia 16, em Salvador (BA), também será marcada por uma inovação tecnológica. Pela primeira vez, a mixagem de som será realizada remotamente: uma mesa de som ficará localizada no trio elétrico, em Salvador, enquanto a equipe que irá operá-la estará em São Paulo. “O maior benefício desse formato é a melhora na qualidade da mixagem de som, uma vez que o sonoplasta estará em um ambiente mais controlado e sem os barulhos externos do público e do trio”, Felipe Correia, gerente de Tecnologia em Variedades da Globo.

Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem