Cofundador da Netflix, renuncia ao cargo de CEO


Reed Hastings, co-fundador da Netflix. (Foto: Henrique Manreza/Netflix)

Reed Hastings está deixando o cargo de CEO da Netflix, empresa fundada por ele há 25 anos. Em nota divulgada nesta quinta, 19, Hastings diz que assumirá como presidente executivo, enquanto Greg Peters e Ted Sarandos atuarão como co-CEOs. O serviço de streaming pioneiro no modelo por assinatura teve crescimento constante em todo mundo por dez anos, mas em 2022 perdeu cerca de um terço de valor de mercado ao apontar que chegava a uma nova fase, com a consolidação de sua base. Entre as alternativas para seguir ampliando receita e manter os pesados investimentos em conteúdo original, a empresa passou a oferecer um plano de entrada parcialmente bancado pela publicidade e anunciou um esforço para combater o compartilhamento de senhas, convertendo usuários que antes não pagavam em assinantes. "Estou muito orgulhoso de nossos primeiros 25 anos e muito animado com nosso próximo quarto de século. Podemos fazer muito mais para entreter melhor o mundo e proporcionar mais alegria aos nossos membros", diz Hastings em sua mensagem de renúncia ao cargo.

Ted Sarandos, o diretor de conteúdo responsável pelo bem sucedido modelo de desenvolvimento de conteúdo original, bem como pela expansão global do modelo, já atuava como co-CEO desde de julho de 2020, mesma época em que Greg Peters foi nomeado COO (Chief Operations Officer). Os dois passam a trabalhar lado a lado. "Nosso conselho discute o planejamento de sucessão há muitos anos (até os fundadores precisam evoluir!)", escreve Hastings. Os últimos 2,5 anos, aponta, foram "um batismo de fogo", lembrando a pandemia do COVID e os recentes desafios dentro do negócio. "Mas ambos administraram incrivelmente bem, garantindo que a Netflix continue melhorando e desenvolvendo um caminho claro para reacelerar nossa receita e crescimento de ganhos. Portanto, a diretoria e eu acreditamos que é o momento certo para concluir minha sucessão. A partir de hoje, Greg Peters passará de COO para se tornar co-CEO de Ted. No futuro, estarei atuando como presidente executivo, um papel que os fundadores costumam assumir (Jeff Bezos, Bill Gates etc.) depois de passar o bastão do CEO para outros".

A empresa anunciou ainda Bela Bajaria como Chief Content Officer e Scott Stuber como Chairman da Netflix Film.

Balanço
No balanço financeiro divulgado também na quinta passada, a Netflix mostra que conquistou cerca de 7,7 milhões de usuários pagantes no último trimestre do ano passado. A performance supera a projeção divulgada um outubro, de 4,5 milhões novos assinantes. Com isso, a plataforma fechou 2022 com 230,7 milhões de assinantes pagos.


Com informações, Tela Viva

Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem