Tv Globo promove experiência inédita de som imersivo na transmissão de Copa do Mundo do Catar


(Crédito: Reprodução)

Visando a melhor experiência para o público em suas transmissões durante a Copa do Mundo do Catar 2022, a  Tv Globo utiliza pela primeira vez, de forma simultânea, as duas tecnologias que proporcionam imersão em áudio para usuários das regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, de São Paulo e Recife que possuem um decoder de áudio e soundbar.

As transmissões são realizadas nos modelos 5.1.2 e 5.1.4, formatos superiores ao áudio tradicional 5.1, o que resulta em uma experiência de áudio tridimensional, como se até quatro caixas adicionais estivessem instaladas no ambiente de consumo, sem que de fato estejam lá. Quem já possui soundbars ou sistemas de som conectados às suas TVs poderá selecionar entre duas opções de áudio imersivo, que devem estar identificadas pelas tecnologias Dolby Atmos ou MPEG-H. Ao escolher uma delas, os aparelhos compatíveis com essas tecnologias poderão entregar uma experiência de áudio com todo o potencial que elas prometem. "Parece que você está num dos estádios do Catar. Dá para ouvir o som da torcida vindo de todos os lados, os jogadores, a bola. A comemoração do gol, então, é impressionante", conta Gilberto Castañon, diretor de Distribuição de Conteúdo da Globo.

Essa evolução é possível graças à flexibilidade do padrão brasileiro de TV digital, e já está contida no conjunto de normas do que tem sido chamado de TV 2.5. Usando a mesma infraestrutura de torres e transmissores, experiências cada vez mais realistas estão sendo oferecidas antes que toda a cadeia de transmissão e recepção precise ser renovada.

A novidade está integrada a uma série de outras inovações na cobertura da Copa do Catar pela Globo que promovem uma experiência cada vez mais imersiva a exemplo do estúdio especial no coração da transmissão, com projeções em tempo real de três câmeras em alta definição instaladas no Souq Waqif, tradicional mercado de Doha. Localizado nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro, o local conta com um recurso chamado "caixa mágica", com projeções de imagens que utilizam a técnica de realidade aumentada. Além disso, SporTV exibe de todos os jogos em 4K, com direito a câmeras multiângulo para assinantes do Globoplay + Canais Ao Vivo.

Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem