TV Brasil presta tributo a Pelé, Rei do Futebol, com dois especiais nesta quinta-feira(29)


divulgação/Tv Brasil


Para homenagear Edson Arantes do Nascimento, conhecido internacionalmente como Pelé, que faleceu nesta quinta (29), a TV Brasil apresenta duas produções temáticas. Em reverência ao Rei do Futebol, a emissora pública altera sua programação para apresentar um documentário sobre a vida do astro, às 22h30. Na sequência, destaca o episódio "Museu Pelé", atração da série Conhecendo Museus.

Ídolo do esporte e considerado o Atleta do Século, uma das muitas honrarias conquistadas pelo consagrado tricampeão mundial pela Seleção Brasileira, Pelé ganha tributo do canal com a exibição do filme "Pelé - A Origem". A produção conta a história do jogador desde a infância no interior mineiro.

A película revela a trajetória do menino natural de Três Corações que decide superar todos os limites impostos pelo racismo e se torna o primeiro ícone global de pele negra. O craque ultrapassa as fronteiras do Brasil para ser reconhecido e amado por toda a humanidade.

Com direção de Luiz Felipe Moura, o doc resgata os primeiros passos no esporte do jovem que sonhava em jogar futebol. A atração especial programada para esta noite combina registros históricos e encenações de passagens marcantes da carreira de Pelé até se tornar o célebre Rei do Futebol.

Em seguida, a TV Brasil visita uma instituição que reúne objetos e relíquias sobre a vitoriosa carreira de Pelé. O programa Conhecendo Museus vai até Santos mostrar um espaço que guarda as memórias da história do futebol brasileiro retratada a partir do legado deixado pelo principal nome do futebol mundial.

Artilheiro do Santos e responsável pela mística da eterno camisa 10 da Amarelinha, Pelé é tema do terceiro episódio da quarta temporada do seriado. A produção percorre todas as instalações do museu situado no litoral paulista que leva o nome do ídolo do velho esporte bretão.

Organizado em três espaços, o edifício do Museu Pelé é formado pelo bloco central que contempla a entrada, duas lojas, café e sanitários. No bloco 1, maior dimensão do lugar, há uma área para exposições temporárias e auditório em forma de esfera com 12 metros de diâmetro e capacidade para 80 lugares.

Já o bloco 2, também com um amplo espaço, encontra-se o acervo de Pelé. O memorial reúne objetos pessoais, troféus, fotos, vídeos, documentos e material impresso - jornais, revistas, livros, pôsteres e cartazes.

Pelé é a personalidade esportiva do futebol brasileiro que mais influenciou o esporte tanto no país quanto no exterior. A sua trajetória nos gramados tem um vasto espaço na entidade para mostrar curiosidades sobre a repercussão de sua arte dentro e fora de campo.

O homenageado foi um dos jogadores mais vitoriosos da história do futebol, com três Copas do Mundo pela Seleção Brasileira e dois títulos mundiais pelo Santos Futebol Clube. O nome de Pelé também está atrelado ao carisma, à simpatia, ao fim de guerras e aos bons exemplos para as futuras gerações.

No Museu Pelé, o público pode conhecer mais de 2.500 peças relacionadas à história do craque. Entre os itens mais importantes da exposição, está a Bola de Ouro especial que o atleta recebeu na festa de gala da Fifa em janeiro de 2014.

Na área interativa, uma baliza virtual recebe cobranças de pênaltis dos turistas e contabiliza a velocidade da bola no momento do chute para o gol. A sala "Linha do Tempo" revela toda a infância e a trajetória esportiva do ex-jogador.

A exposição temática "Quatro Copas e Um Rei" ocupa toda a área dos mezaninos e conta a história dos Mundiais que o camisa 10 da seleção jogou. A área tem relíquias que retratam as participações de Pelé nas campanhas de 1958 (Suécia), 1962 (Chile), 1966 (Inglaterra) e 1970 (México). Com sua disposição e alegria, o ídolo do clube alvinegro praiano promoveu a difusão do futebol e levou as cores verde e amarela do Brasil aos quatro cantos do mundo.

A história da vida de Pelé no futebol também pode ser contada pelos próprios visitantes. Qualquer pessoa que possuir um objeto, documento, foto ou filme que remeta a algum momento marcante da vida ou da carreira de Pelé, pode fazer uma doação oficial ao museu e permitir que os itens sejam vistos por milhões de interessados de todas as partes do mundo.



Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem