Argentina e França decidem a final da Copa, em jogo que marca a despedida de Galvão Bueno das narrações na Tv Globo


divulgação

Não existe um jogo de futebol que seja capaz de mobilizar todo o planeta com a mesma força do que a final de uma Copa do Mundo. E esta final marca a última aparição de um dos maiores nomes da história do futebol no torneio: o craque argentino Lionel Messi, que pode conquistar a taça que lhe falta em sua seleção. A partir de meio-dia deste domingo, dia 18, Argentina e França decidem qual será a única equipe do planeta no momento a ostentar três estrelas em seu uniforme – ficando atrás apenas de Brasil, que tem cinco; Alemanha e Itália, com quatro. A TV Globo, o sportv, o ge e o Globoplay transmitem este clássico mundial que marcará também a despedida das narrações esportivas de um dos maiores comunicadores da história do esporte brasileiro: Galvão Bueno.

Galvão Bueno , Júnior e Ana Thais durante transmissão (Foto: Reprodução/TV Globo)


A grande final da 22ª edição da Copa do Mundo, a primeira disputada no Oriente Médio, e também nesta época do ano, coloca frente a frente duas seleções bicampeãs mundiais. A Argentina, liderada por Messi, e a França, que tem como destaque o seu trio ofensivo formado por Mbbapé, Giroud e Griezmann. Na TV Globo, a decisão será assunto a partir de 9h30, quando começa o ‘Esporte Espetacular’. O programa traz depoimentos do narrador recordando algumas de suas transmissões mais famosas em Copas e bordões que entraram para a história. No total, são 13 coberturas do evento no currículo, a primeira delas em 1974. Na TV Globo a estreia aconteceu em 1982. Na edição seguinte, narrou pela primeira vez uma partida da seleção brasileira no torneio, a vitória por 1 a 0 sobre a Argélia. Desde 1990, Galvão dá voz às partidas do Brasil. Também esteve presente em todas as finais de lá para cá chegando, neste domingo, a nove consecutivas.

"Eu desejo a quem venha na sequência a felicidade de ver grandes momentos e que eles fiquem marcados na voz desta pessoa. Temos grandes profissionais, mas os momentos são necessários para que eles fiquem marcados. Eu não poderia imaginar que fosse viver tantos e que eles fossem tão intensos", afirma Galvão, que narrou 94 gols da seleção brasileira em 53 jogos dela em Copas.

Logo depois do programa, o narrador participa de um pré-jogo especial, com a participação de Luis Roberto, Junior, Ana Thaís Matos, Roger Flores e Caio Ribeiro. Quando a bola rolar, a missão de comentar esta partida tão especial fica a cargo de Ana Thaís, a primeira comentarista mulher da TV Globo em uma final de Copa do Mundo, e de Junior – a transmissão terá sinal aberto também no ge. "O futebol tem seus mistérios, mas chegamos à final desta Copa com a sensação de que os dois melhores times vão decidir o título. Teremos uma seleção tricampeã do mundo. A França busca a façanha de um bicampeonato consecutivo, como só a Itália em 1934 e 1938, e o Brasil, em 1958 e 1962 conseguiram. A Argentina teve aquele tropeço na estreia contra a Arábia Saudita e depois deu uma virada. O técnico foi ajustando o time depois daquele susto. Jogou cada partida de acordo com o adversário. Será uma grande final", analisa o narrador, que mesmo com a despedida das transmissões, assinou um novo contrato com a Globo, válido por dois anos. O acordo prevê a participação de Galvão Bueno em um programa por ano na TV Globo e a locução de chamadas do Esporte da emissora.

No sportv, a programação ao vivo esquentando o clima para a final da Copa do Mundo começa às 7h, com o ‘sportv News’, comandado por Mariana Fontes. Na sequência entra no ar o ‘Redação sportv’ especial, apresentado por Gabriela Moreira, já com participações ao vivo dos repórteres ao redor do Estádio de Lusail, acompanhando a chegada dos torcedores. A partir de 10h começa um pré-jogo especial de duas horas, sob o comando de Luiz Carlos Jr., que também narra a final, ao lado dos comentaristas Grafite e Paulo Vinicius Coelho. Assim que acabar a festa do título do mais novo tricampeão começa o ‘Troca de Passes’, com Felipe Diniz, Elano, Barbara Coelho e Carlos Eduardo Mansur. Às 18h tem início o último ‘Seleção Catar’. Andre Rizek e Marcelo Barreto interagem no estúdio com o técnico Dorival Júnior e os comentaristas Michel Bastos, D’Alessandro e Pedrinho, destrinchando cada detalhe da final e trazendo uma análise completa sobre o que de melhor aconteceu na Copa do Catar. Por fim, fechando a programação a partir das 21h, vem o ‘Tá Na Copa’, com a leveza e o bom-humor de Magno Navarro, Igor Rodrigues, Deborah Secco e Aloísio Chulapa; e na sequência, a segunda edição do ‘sportv News’, com Luiz Teixeira e Camila Carelli, totalizando mais de 16 horas seguidas de programação ao vivo do canal para este último dia do Mundial.

Na transmissão alternativa do Globoplay, com sinal compartilhado no sportv2, Tiago Leifert, o técnico Lisca, a comentarista de arbitragem Fernanda Colombo e o estatístico Thomaz Freitas recebem o ex-BBB Gil do Vigor para acompanhar a partida entre argentinos e franceses.


No sábado, Marrocos e Croácia disputam o terceiro lugar
 
Um dia antes da final no Catar é a vez de conhecer o terceiro colocado desta edição. Grande surpresa do torneio, Marrocos encara a Croácia, finalista da Copa de 2018 e algoz do Brasil neste ano. Na TV Globo, o jogo contará com a narração de Renata Silveira e os comentários de Ricardinho e Paulo Nunes. Já no sportv, Everaldo Marques comanda a transmissão, auxiliado pelas análises de Ledio Carmona, Pedrinho e Renata Mendonça. Na transmissão alternativa do Globoplay, exibida também no sportv2, Tiago Leifert e sua turma terão a visita do humorista Marco Luque.

Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem