No Dia da Consciência Negra Discovery e discovery+ estreiam documentário Cartas Marcadas



No domingo, 20 de novembro, data em que é celebrado o Dia da Consciência Negra, o Discovery e o discovery+ estreiam CARTAS MARCADAS, uma coprodução entre a Warner Bros. Discovery e a Trip Filmes. Na TV a estreia acontece às 18h e no streaming o documentário fica disponível no mesmo dia.

Com uma hora de duração e narração da atriz Camila Pitanga, CARTAS MARCADAS coloca em discussão a ideia de uma suposta democracia racial brasileira ao documentar a falta de equidade no mercado de trabalho vivenciada por três jovens profissionais negros. A equipe de produção do documentário, liderada pela diretora Karol Maia, é formada predominantemente por profissionais negros.

A proposta central é acompanhar três jovens profissionais que estão em momentos diferentes de suas carreiras: Merielen Silva Albuquerque, Matheus Silva e Lucas Biano. Ela tem 22 anos e está no último semestre da faculdade de medicina veterinária; aos 26 anos, Matheus é formado em Publicidade e Propaganda e está em busca de rotas para ascensão na carreira; Lucas, também aos 22 anos, é formado em Jogos Digitais e está desempregado há dois anos.


É por meio de suas histórias e da experiência real de cada um deles que o documentário evidencia a maneira como o racismo estrutural influencia o mercado de trabalho e incide sobre a vida de pessoas negras. O documentário mostra como esses jovens procuram por oportunidades no mercado de trabalho e como são suas relações nele e com ele.


As falas dos três jovens e de suas respectivas famílias revelam sonhos, alegrias, medos, ansiedades que a maioria dos jovens vivencia enquanto procura trabalho. No entanto, para os três há um fator social que transforma o ingresso no mercado de trabalho e a consolidação da carreira em uma luta contra o racismo estrutural, contra os vícios perniciosos de uma sociedade que tende a estigmatizar corpos negros e contra a falsa ideia de mérito como grande fator para as conquistas.


Além deles, colaboram especialistas como Antônio Carlos Billy Malachias, professor e pesquisador do Núcleo de Apoio à Pesquisa e Estudos Interdisciplinares do Negro Brasileiro – NEINB/USP, Fabiana Villas Boas, psicanalista especializada em Relações Raciais e Débora Paulino, médica veterinária e membro do coletivo Afrovet. Nos bastidores, o cineasta, antropólogo, pesquisador, roteirista e produtor Emílio Domingues foi um importante consultor para a Warner Bros. Discovery.


Há também profissionais do Mercado Livre, DASA e 99jobs que refletem sobre as estruturas histórico-sociais que fundam a identidade brasileira, com todas as fraturas, e sobre o dever ético da reparação que se coloca diante do mercado e das empresas.


“Quem vem com a pele preta tem que ser estratégico desde moleque”, afirma Matheus. Ele, Merielen e Lucas sentem na rotina o impacto dos dados estatísticos: segundo o IBGE, em 2022, o maior indício de desemprego acontece na faixa etária dos 18 aos 24 anos. Por isso, o documentário indaga na voz de Camila Pitanga: “Como começar uma carreira em um país que nega a existência do racismo e prefere profissionais brancos?” e é nela que a produção responde: “Na raça”.


CARTAS MARCADAS é uma coprodução da Warner Bros. Discovery e da Trip Filmes. Cristiano Frois assina o projeto como produtor executivo pela Trip Filmes. Adriana Cechetti e Marina Pedral são as responsáveis pela área de produção e Eduardo Teixeira e Mariana Heller pela área de Creative Brand Solutions da Warner Bros. Discovery.

Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem