Natuza Nery é a nova apresentadora do podcast "O Assunto"



Depois de mais de três anos à frente de "O Assunto", a jornalista Renata Lo Prete deixará o comando do podcast noticioso do G1. A jornalista Natuza Nery, que já a substituía ocasionalmente, passará a apresentar o programa a partir do dia 21 de novembro.

"O jornalismo e o jornalista precisam se reinventar o tempo todo. Por isso digo que foi um privilégio ter participado da concepção e apresentado um produto pioneiro, que nasceu da inquietação de empresas distintas do Grupo Globo e ajudou a fazer dele referência também em podcasts. Saio com sentimento de missão cumprida", afirma Lo Prete, que continuará se dedicando ao trabalho de âncora do "Jornal da Globo".

Lo Prete trouxe toda sua bagagem de mais de 30 anos no jornalismo para fazer de "O Assunto" o terceiro podcast mais ouvido da América Latina, com mais de 88 milhões de downloads. Nele, a jornalista analisa, contextualiza e aprofunda os assuntos mais relevantes do dia no Brasil e no mundo, ouvindo especialistas, autoridades e personagens da notícia. Até o início de novembro, foram mais de 830 episódios e número ainda maior de entrevistados diferentes, confirmando o compromisso inicial de assegurar pluralidade de vozes.

Com um novo episódio disponível todas as manhãs, "O Assunto" tornou-se um hábito para dezenas de milhares de brasileiros e um veículo fundamental para compreender o tema mais relevante de cada dia. Um dos episódios mais ouvidos é "O impacto do auxílio emergencial na pobreza", publicado em junho de 2020, que soma mais de 470 mil downloads, um marco no mercado de podcasts do Brasil.

Mas foi neste ano que veio o maior desafio: conciliar a publicação diária do podcast com a intensa cobertura de uma das eleições mais polarizadas da história do país. Lo Prete foi a primeira a entrevistar pré-candidatos à Presidência da República em "O Assunto", em junho. Nos dias de votação, comandou na TV Globo, ao lado de William Bonner, a "Marcha da Apuração", por mais de sete horas seguidas ao vivo.

Com o fim das eleições, Renata entende que fechou o ciclo à frente do projeto, lançado em 26 de agosto de 2019. Seu episódio de despedida irá ao ar no dia 11 de novembro. "Um dos trunfos de 'O Assunto' é o interesse expressivo que desperta nos jovens (57% dos ouvintes do podcast têm entre 18 e 34 anos). Tanto que muitos professores nos contam que usam o podcast do g1 como ferramenta de ensino. Tenho certeza de que a Natuza – profissional completa e movida a desafios – vai adorar participar dessa conversa com um público tão estratégico para a sustentabilidade da nossa indústria", completa Lo Prete.

Comentarista de política e economia da GloboNews e da CBN, Natuza Nery construiu sua carreira desvendando os bastidores do poder a partir de criteriosa apuração com fontes da política, economia, Judiciário, Ministério Público e Polícia Federal. Venceu o Prêmio Folha de Jornalismo 2016 com a entrevista do ex-ministro da Cultura Marcelo Calero, que culminou com a demissão de Geddel Vieira Lima, então homem forte do governo Michel Temer.

Este ano, a jornalista esteve no comando da "Central das Eleições" da GloboNews durante a cobertura eleitoral, a maior da história do canal. Com o programa, a GloboNews foi líder da TV por assinatura durante os dias de votação e apuração do primeiro e segundo turnos, registrando uma audiência maior do que a soma de todos os canais de notícias concorrentes, ficando atrás apenas da TV Globo, no ranking que inclui as emissoras abertas. "Renata só me deu coisas boas nesta vida. E isso não é exagero. Recebo o 'O Assunto', um projeto consagrado e lindo, com muita alegria", comemora Natuza.


O podcast "O Assunto" está disponível no g1, no Globoplay e nas principais plataformas de áudio do mercado.

Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem