Globo transmite os jogos da Copa do Mundo usando tecnologias da TV 3.0; Futura geração do sistema brasileiro de Tv digital


divulgação


A Globo está testando a evolução da televisão digital terrestre através das suas transmissões experimentais dos jogos da Copa do Mundo do Catar 2022. A emissora transmitirá, ao vivo, para parceiros, convidados e funcionários, nas instalações da Globo, no Rio de Janeiro, os jogos da Copa através de tecnologias presentes no padrão atual TV 2.5, que trazem novos atributos e melhorias na experiência de consumo, porém com uma distribuição compatível com receptores existentes, e de tecnologias selecionadas para a TV 3.0, a futura geração do sistema brasileiro de TV digital. O futuro sistema, projeto que é conduzido pelo Fórum SBTVD, pretende facilitar a distribuição de formatos atuais e futuros, como resolução 8K, 'High-Dynamic Range' (HDR) e 'Next-Generation Audio' (NGA) em transmissão pelo ar (over-the-air, ou OTA) e online (over-the-top, ou OTT).

"A Globo está empenhada na evolução da TV aberta no Brasil e está entusiasmada em trabalhar com todos seus parceiros tecnológicos para garantir o desenvolvimento do ecossistema tecnológico da TV 3.0. Esse projeto pioneiro é prova do futuro promissor da TV aberta no Brasil, considerando a combinação da distribuição pelo ar e pela internet, como também é um compromisso de todos seus parceiros, para ajudar a educar a comunidade tecnológica sobre o sistema TV 3.0 liderado pelo Fórum SBTVD. Além disso, oferecerá ao público presente, nas demonstrações da Copa do Mundo Catar 2022, a melhor qualidade possível com o sistema TV 3.0. Esse é um projeto inédito e somente possível graças aos esforços e às contribuições de parceiros como a Fraunhofer IIS e V-Nova", diz Carlos Cosme, especialista em inovação na Globo.

A primeira demonstração exibe tecnologias já selecionadas para a nova geração do sistema TVD: H.266 'Versatile Video Coding' (MPEG-I, VVC), MPEG-H 'Audio, Low Complexity Enhancement Video Coding' (MPEG-5, LCEVC) e 'Dynamic Adaptive Streaming' sobre HTTP (DASH). Essa é a primeira vez no mundo que tais tecnologias são usadas numa produção fim-a-fim para oferecer vídeo 4K HDR com áudio imersivo 5.1.4H e personalizado. A demonstração reflete a velocidade de evolução dessas tecnologias e o estágio de maturidade das implementações tanto em hardware quanto em software.

A transmissão no sistema TV 3.0 só foi possível graças à cooperação entre um grupo de empresas membros do Fórum SBTVD (Ateme, Fraunhofer IIS, Globo e V-Nova) com outras parceiras (MediaTek, Neumann/Sennheiser, Spin Digital e Telos Alliance). Além disso, inclui o primeiro protótipo de televisor com VVC, LCEVC, áudio MPEG-H e a interface que permite aos usuários interagirem e personalizarem o conteúdo enquanto consomem o som imersivo no 'soundbar' Sennheiser AMBEO Plus. O público convidado poderá sentir a experiência do Mundial como se estivesse no Catar. A sala inclui uma instalação 5.1+4H baseada nos sistemas de som fornecidos pela Neumann/Sennheiser. Inclui também um projetor 4K HDR fornecido pela Samsung.

A segunda demonstração (TV 2.5) explora tecnologias que podem ser implementadas no atual sistema de transmissão conhecido como ISDB-Tb, tanto de forma retrocompatível com as TVs atuais (full-HD, imagem entrelaçada, faixa de contraste padrão e resolução a 8 bits), quanto de forma a ativar novas funcionalidades em receptores futuros. A demonstração reúne diferentes melhorias aplicáveis ao atual sistema de TV Digital:

Integração 'broadcast-broadband': usando recursos do 'DTVPlay', o novo middleware disponível nas TVs brasileiras, o projeto vai oferecer uma experiência interativa com segunda tela chamada 'Social TV'.

Áudio imersivo e personalizado: usando o MPEG-H, o projeto proporcionará uma experiência de áudio imersivo, com um mix 5.1+4H e seleção de opções para objetos de áudios contextualizados ao jogo, como narrações alternativas, som da bola em destaque e torcida do estádio enriquecida, entre outros. Tudo isso ao controle do consumidor.

Qualidade de vídeo otimizada: o MPEG-5 LCEVC disponibilizará não só HDR10 de forma retrocompatível, mas também uma camada otimizada de vídeo 'Advanced HDR by Technicolor' a 1080p / 59.94 fps / 10-bit sobre a base AVC/H.264.

Essa demonstração foi possível graças à cooperação de empresas integrantes do Fórum SBTVD (Fraunhofer IIS, Globo, Hitachi Kokusai Linear, InterDigital, Philips e V-Nova) com outros parceiros (Cobalt, MainConcept e VBox Communications), compondo um ecossistema tecnológico em desenvolvimento acelerado. Ela inclui tecnologias já presentes no sistema brasileiro TV 2.5, mas também de tecnologias em estudo pelo Fórum SBTVD, caso do LCEVC.

As demonstrações ocorrerão durante a Copa do Mundo do Catar 2022, entre 20 de novembro e 18 de dezembro 2022.

Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem