Nota de esclarecimento: Sormani explica o motivo de seu desligamento da ESPN




No dia 23 de setembro de 2022, o nosso Blog replicou uma matéria de autoria do site jornalístico Uol sobre a demissão do jornalista Sr.Fábio R.Sormani da ESPN, e o mesmo representado por seu advogado nos solicitou que publicássemos uma nota de esclarecimento sobre o real motivo de seu desligamento.

Estamos atendendo ao referido pedido  e ao mesmo tempo em que estaremos excluindo a referida matéria da nosso blog. Ficam aqui os nossos mais sinceros pedidos de desculpas. Segue abaixo a nota:

NOTA DE ESCLARECIMENTO


Sou jornalista há 43 anos e sempre pautei minha vida pessoal e profissional regido por alguns princípios que me são muitos Valiosos e valorosos: ética, verdade, respeito, retidão e moralidade.

Dentro dessa minha história não posso aceitar a aleivosa divulgação que fui desligado da ESPN por homofobia. Isso é o que popularmente se diz fake news, o que é inaceitável. E preferi me manifestar, porque quem cala, consente, diz o velho ditado. Por harmonizar com o secular axioma, estou aqui pedindo um minutinho de sua atenção para esclarecer os fatos.

Na última sexta-feira, dia 23/09/22, fui desligado da ESPN. Mas, ao contrário do que sites inveridicamente disseram, meu desligamento não se deu por homofobia. O comunicado do meu desligamento por parte da ESPN não cita, em momento algum, essa prática preconceituosa. Aliás, nem mesmo o compliance da empresa entendeu o episódio desta maneira, ao contrário do que foi divulgado por alguns meios de comunicação

Há uma distância e uma diferença enorme entre essa infundada adjetivação e a brincadeira feita com um velho companheiro de trabalho e que entendia ser meu amigo (por isso senti-me à vontade para fazê-la). A ESPN entendeu que feriu cláusulas contratuais, asseverando desrespeito e quiçá indevida, mas, repito, jamais discriminatórias.

A própria carta elaborada pelo Jurídico da ESPN sobre o meu desligamento não fala em trecho algum em ato homofóbicos, e que isso, pois, fique bem claro para descartar narrativas excessivas sobre o ocorrido.

O comunicado da ESPN sobre o rompimento do meu contrato, entregue aos veículos de comunicação, também não fala, em momento algum, de alguma forma de homofobia ou ilicitude. Diz o comunicado: “O jornalista Fábio Sormani deixa de fazer parte do time de comentaristas dos canais de esporte da Disney. Agradecemos por todo seu empenho e desejamos sucesso à sua nova etapa profissional.

Um dos princípios básicos do bom jornalismo é apurar corretamente os fatos. Isso JAMAIS ocorreu; por isso, cometeram o equívoco e expuseram meu nome e minha reputação ao julgamento público por um preconceito que não possuo e por infração que eu não cometi.

Nem preciso externar, mas faço questão de fazê-lo, que passei dias horríveis. Refleti a respeito da minha carreira, minha profissão e fiquei terrivelmente abalado por conta dessa atitude dos veículos de comunicação que informaram de maneira incorreta o motivo do meu desligamento.

Aliás, sinto-me ainda assim. Minha família também sofre neste momento. Por isso estou aqui, usando esse espaço, para clarear a situação. Repito: fui desligado da ESPN por uma brincadeira e não por homofobia. Nunca o fui, sou ou serei. E quem me conhece, sabe que faz parte do meu caráter e formação.

Assina: Fábio R.Sormani

Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem