Tv Globo muda o protocolo de cobertura eleitoral por medo de violência

Tv Globo muda o protocolo de cobertura eleitoral por medo de violência


Imagem: Reprodução/Tv Globo


Por conta dos ataques violentos que jornalistas têm sofrido todos os dias durante as entradas ao vivo, a Tv Globo decidiu por mudar o seu protocolo para a cobertura do dia a dia dos candidatos a presidente. A emissora não irá escalar os chamados "carrapatos", repórteres que seguem o candidato para onde ele for durante a campanha. Será a primeira eleição que a líder de audiência vai abrir mão desse esquema.


A decisão foi tomada pelo Chefão Ali Kamel, diretor de Jornalismo da Globo e comunicada para afiliadas . Quanto à cobertura da campanha para governadores, a Globo orientou que a decisão será tomada estudando caso a caso.


Uma das recomendações é que os candidatos apoiados pelo Presidente Jair Bolsonaro (PL) - que ataca constantemente a Tv Globo - sejam acompanhados por repórteres "disfarçados", ou seja, sem identificação em frente aos microfones. Esta medida já foi adotada, por exemplo, nas convenções do Norte e do Nordeste.


No caso da cobertura presidencial, a TV Globo apresentará a agenda diária dos candidatos a presidente, com imagens das câmaras e vídeos da Internet. Os repórteres apenas registarão textos para complementar os relatórios posteriormente, em locais neutros, longe do ambiente dos candidatos.


A campanha política de 2022 é a que mais preocupa a emissora, devido à tensão causada pela polarização. Além disso, a Globo foi rejeitada nos seus projetos tanto por Bolsonaro como por Luiz Inácio Lula da Silva (PT), antigo presidente e líder nas pesquisas eleitorais.


O maior receio é uma possível rejeição das entrevistas no Jornal Nacional, agendadas para o dia 22. Este ano, as entrevistas durarão 40 minutos e serão conduzidas por William Bonner e Renata Vasconcelos.


Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem