Campanha do grupo Globo ‘Fato ou Fake’ ganha nova fase de olho nas eleições

Campanha do grupo Globo ‘Fato ou Fake’ ganha nova fase de olho nas eleições




A democracia é essencial para a sociedade. E o caminho para uma democracia forte é a informação isenta e independente. Esse é o mote da nova fase da campanha de ‘Fato ou Fake’, que começou a ser veiculada nesta segunda-feira, dia 1° de agosto, nos intervalos da TV Globo, dos canais Globo da TV por assinatura, em anúncios impressos nos jornais O Globo, Valor e Extra e em banners nos canais digitais, especialmente no g1. O objetivo é fortalecer a importância do combate às notícias falsas, principalmente nos ambientes virtuais, durante um ano decisivo para o país, quando os brasileiros vão às urnas escolher os próximos governantes. Neste contexto, o jornalismo tem um papel fundamental na busca pela verdade.
 
O filme de 30 segundos traz ilustrações que mostram pessoas discursando, conversando e navegando na internet. A sequência de ilustrações então surpreende, revelando que em todas essas situações há uma tentativa de manipulação. Enquanto isso acontece, ouvimos a locução que diz: “A democracia é um fato. E para continuar sendo temos que combater o fake. Liberdade de expressão é um fato. Mas opinião sem informação pode ser fake. Fique de olho no que é Fato ou Fake. A gente busca a verdade para você não acreditar em fraude. Porque jornalismo é essencial para a sociedade e a democracia. Fato sim. Fake não.”
 
A primeira fase da campanha 'Fato ou Fake' foi lançada em 1º de abril, com o gancho do Dia da Mentira, chamando a atenção para as notícias que sofrem manipulação e podem ser repassadas como verdadeiras. Em maio, a segunda etapa teve o tema Ilusão e serviu de alerta de que nem tudo que se vê corresponde à realidade. Agora, a campanha joga luz para a importância da democracia e a sua relevância para a sociedade, reforçando que o caminho é a informação.
 
Criado pelo Grupo Globo em 2018, o projeto ‘Fato ou Fake’ reúne jornalistas da TV Globo, GloboNews, g1, rádio CBN e dos jornais O Globo, Extra e Valor, com o objetivo de combater a disseminação de conteúdos falsos na internet. Os profissionais envolvidos no projeto monitoram redes sociais, verificando mensagens com ampla divulgação, investigam a origem da notícia, o contexto em que a informação está inserida, a data de publicação e as imagens usadas no conteúdo, além de entrar em contato com fontes oficiais, testemunhas e especialistas para garantir uma apuração eficaz. O resultado é disponibilizado na página https://g1.globo.com/fato-ou-fake/

Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem