Copa Sul-Minas pode voltar a ser disputada a partir de 2023

Copa Sul-Minas pode voltar a ser disputada a  partir de 2023



foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA






A Copa Sul-Minas pode voltar a ser disputada dentro do calendário do futebol, já  a  partir de  2023. Quem encabeça o projeto é Marcelo Campos Pinto, ex-Globo e um dos sócios da Sportsview. Para o projeto avançar, os interessados precisam conjugar objetivos políticos e financeiros.

O que os dirigentes têm em mãos é um desenho de Sul-Minas com 11 datas, ao todo. A proposta de fórmula do torneio prevê 12 participantes, três de cada um dos quatro estados (Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina).


O UOL publicou informações da ideia inicial de venda dos direitos de transmissão.

Pelo planejamento da CBF para 2023, os estaduais serão disputados mais uma vez em até 16 datas. Como a Sul-Minas quer ocupar 11 delas, restariam cinco datas para participação dos clubes envolvidos no estadual.

Atualmente, a  Tv Globo ou alguma afiliada dela tem contrato em vigor para transmitir o Campeonato Gaúcho até 2024 e o Campeonato Mineiro de 2023. Por isso, a transição para a Sul-Minas passa por um entendimento com a emissora.

O projeto comercial desenhado no momento prevê que os direitos de transmissão sejam vendidos em conjunto: Copa Sul-Minas (11 datas) e reta final dos estaduais (5 datas).

O desenho prevê a venda de quatro modalidades de direitos de transmissão. O chamado pacote 1 terá 18 jogos exclusivos e a final. O pacote 2 também terá outros 18 jogos exclusivos e a final. A diferença é que o primeiro tem uma ordem de prioridades sobre o segundo na escolha dos jogos a cada rodada.


No PPV, estarão disponíveis as 49 partidas da competição. Ou seja: na primeira fase, 12 estarão com quem tiver o pacote 1, outros 12 com o pacote 2 e o PPV terá todos os 36 jogos. A quarta propriedade de venda é a de melhores momentos.

Do bolo total de receitas, geradas pela venda de pacotes, serão deduzidos custos de transmissão. O valor líquido que sobrar será fatiado em dois bolos majoritariamente: 80% para os clubes da Sul-Minas e 20% para as federações, com objetivo de custear a primeira fase do estadual, que, em tese, não terá os grandes Clubes.



Com informações, Esporte  e Mídia


Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem