Veículos da EBC comemoram o Dia Mundial do Rock com programação especial

Veículos da EBC comemoram o  Dia Mundial do Rock com programação especial





Veículos da EBCTV Brasil e as Rádios MEC e Nacional preparam uma programação especial  para o Dia Mundial do Rock, celebrado em 13 de julho. A data marca a realização do festival de música Live Aid, que ocorreu em 1985 simultaneamente em Londres, na Inglaterra, e na Filadélfia, nos Estados Unidos.

 

No domingo (10), a TV Brasil já entra em clima de rock com o documentário nacional “Sotaque Elétrico”, exibido na faixa Cine Doc, às 23h. Ao fazer uma investigação musical sobre a guitarra brasileira, o filme parte da chegada da viola de machete ao Recôncavo baiano em meados do século XIX.

 

A produção aborda ainda a revolução do pau elétrico de Dodô e Osmar no Carnaval da Bahia, a energia do carimbó do Pará, as experimentações tropicalistas de Lanny Gordin, o baque dos tambores do maracatu pernambucano, o peso do Megadeth e a reconexão com as matrizes em linha direta com a música africana atual.

 

Em seguida, à 0h30, o programa Partituras traz um espetáculo da Orquestra Petrobras Sinfônica (Opes) com o repertório da banda de rock carioca Los Hermanos. O concerto “Ventura Sinfônico” reúne hits de um dos mais aclamados discos do grupo, como “Cara Estranho”, “O Vencedor”, “Último Romance”, entre outros.

 

A apresentação integra um conjunto de iniciativas da Opes para popularizar a música clássica e renovar o público do gênero. Nos últimos anos, a orquestra realizou concertos dos mais diversos estilos, do pop ao clássico, passando pelo heavy metal e MPB.

 

Na quarta-feira (13), ao meio-dia, a Rádio MEC leva ao ar uma programação especial temática. Durante a transmissão, os ouvintes poderão conferir diversos álbuns de rock que ganharam versão sinfônica.

 

No mesmo dia, às 16h, o programa de música e entretenimento É Tudo Brasil, da Rádio Nacional, tem edição especial sobre o ritmo celebrado. Apresentada por Alê Bastos, Ana Pimenta e Marcelo Ferreira, a produção radiofônica vai apresentar um extenso repertório de rock nacional e entrevista artistas brasileiros do gênero musical.

Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem