GloboNews apresenta o documentário "Amazônia na encruzilhada"

GloboNews apresenta o documentário "Amazônia na encruzilhada"


                     
                                                    divulgação/Globonews


No sentido figurado, a palavra "encruzilhada" significa que existe um ponto crítico, quando uma decisão deve ser tomada. E é assim que Miriam Leitão enxerga a situação da Amazônia, por onde viajou durante dez dias para gravar um documentário e colocar em pauta os problemas que a região vem enfrentando nos últimos anos. 

O vasto material produzido pela jornalista resultou no documentário 'Amazônia na encruzilhada', que a GloboNews exibe no próximo domingo, dia 24, às 23 horas. Alinhada à pauta ESG da Globo, esta é a segunda reportagem especial do canal sobre a questão ambiental brasileira. A primeira, com Fernando Gabeira, foi exibida em junho e retratou uma Amazônia assolada pelo desmatamento. Este é o primeiro documentário realizado por Miriam Leitão, no ano em que a jornalista completa 50 anos de carreira. "Nosso objetivo com a gravação deste especial era olhar para o futuro e pegar um recorte que fosse realmente muito significativo. E achamos: 90% do desmatamento na Amazônia é causado pela grilagem que, posteriormente, se torna pecuária", afirma Miriam.  

Apontada como a cidade que mais emite gases de efeito estufa do Brasil, até mais que São Paulo, a maior do país, São Félix do Xingu, no Pará, se tornou uma parada emblemática. Além do "título" de cidade mais poluidora, São Félix também é marcada, segundo Miriam, pela quantidade de crimes sem punição. "Perguntei aos entrevistados qual é a característica de São Félix do Xingu. Para a Comissão Pastoral da Terra (CPT), a principal é a impunidade: nenhum crime cometido em conflitos no campo foi solucionado", diz a jornalista.

No município também se encontra a Área de Proteção Ambiental (APA) Triunfo do Xingu, um dos territórios protegidos da Amazônia mais pressionados pelo desmatamento no primeiro trimestre deste ano. Entende-se por pressão um processo interno que pode levar a desestabilização legal e ambiental da área de proteção. "A gente fez uma viagem à unidade de conservação que mais desmata e que possui uma grande área descampada. Começou muito tensa, mas deu muito certo. O que vemos é a ausência. Não tem floresta", salienta Leitão.

O documentário 'Amazônia na encruzilhada" vai ao ar neste domingo, dia 24, às 23h, na GloboNews. 

Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem