Série documental "Onde está o cinema brasileiro?" estreia no Prime Box Brazil



A série documental "Onde está o cinema brasileiro?", que estreia na próxima quarta-feira, dia 1º de junho, no Prime Box Brazil, parte do questionamento estrutural sobre o que motiva cineastas, produtores e artistas a apostar no cinema independente em um país onde produzir e viver de arte é uma tarefa desafiadora. 

Com linguagem dinâmica e de meta-cinema, a série percorre o circuito de festivais de cinema independente brasileiro, apresentando um panorama da nossa produção audiovisual e estabelecendo as relações dialéticas entre os filmes, seus realizadores e os territórios de exibição e difusão das obras.

Através de conversas com cineastas, produtores e o público que consome o cinema autoral no país, a série revela, para além da realidade e dos desafios de produzir cinema de forma independente, a comunidade que se estrutura em torno desta indústria e que fomenta a economia e a vida cultural das cidades onde são realizados os festivais.

Em sua primeira temporada, o foco da produção é direcionado ao Nordeste, com visitas aos festivais de São Miguel do Gostoso (RN), João Pessoa (PB), Fortaleza (CE), Triunfo (PE), São Luiz (MA), Taquaritinga do Norte (PE), Penedo (AL) e Natal (RN). Entre os realizadores entrevistados, estão grandes nomes do cinema independente nacional, como Jean-Claude Bernadet, Walter Carvalho (foto), Sebastião Carvalho, Aly Muritiba, Rosemberg Cariry e Ramiro Azevedo, entre outros.

"Esta série compõe um grande panorama da indústria audiovisual que o Prime Box Brazil vem fazendo ao longo dos últimos anos, através de projetos que selecionamos para serem produzidos com recursos do FSA. São conteúdos que falam sobre diretores, roteiristas, equipe técnica, produções regionais, cinema de baixo orçamento, diversidade sexual no cinema, cinema de horror, bastidores de grandes obras do cinema nacional e etc. E agora, 'Onde está o cinema brasileiro?' apresenta ao público do canal a dinâmica dos festivais de cinema independente. São nestes espaços que uma parte significativa da produção cinematográfica brasileira é exibida, pensada e debatida", afirma Ramiro Azevedo, diretor do canal. 

Os episódios vão ao ar às quartas, às 21h, com reprises às quintas, às 11h30; às sextas, às 8h30; aos sábados, às 10h; aos domingos, às 5h; e às terças, às 19h. 

Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem