GloboNews exibe documentário inédito sobre a trajetória de Vladimir Putin


Em 24 de fevereiro de 2022, a Rússia invadiu a Ucrânia, um de seus países vizinhos, dando início ao maior ataque a um estado europeu desde a Segunda Guerra Mundial. O presidente russo, Vladimir Putin, alegou que a Ucrânia era um “país nas mãos dos nazistas” e ameaçou usar armas nucleares para impedir qualquer intervenção do Ocidente. Mas a invasão parece ser o auge de uma estratégia que o presidente russo vem aplicando desde que chegou ao poder em 2000: a reconstrução da Grande Rússia. É o que mostra o documentário ‘Imperador Putin’, inédito no Brasil, que a GloboNews exibe neste domingo, dia 8, às 23h30.   
 
O filme começa com o discurso de Putin durante as comemorações do ‘Dia da Vitória’ na Rússia no ano passado. Celebrada no dia 9 de maio, a data marca o fim da Segunda Guerra Mundial e a derrota do regime nazista pela União Soviética. Na ocasião, ele declarou abertamente a ameaça de um inimigo nazista nos portões da Rússia. “Infelizmente, algumas pessoas hoje estão tentando reimplantar a ideologia nazista. Estamos testemunhando novos membros desses esquadrões assassinos tentando reescrever a história e justificar as ações de traidores e criminosos, cujas mãos estão vermelhas com o sangue de milhares de civis. Nosso povo sabe muito bem como isso provavelmente vai acabar”. 
 
O documentário narra a trajetória do presidente russo até a invasão à Ucrânia e relembra as guerras desencadeadas pela sua ascensão hostil. Especialistas o descrevem como um obcecado pelo passado glorioso do país, e, que, na tentativa de restabelecer a Rússia, impõe uma luta permanente pelo poder. “Ele não negocia com seu poder, ele impiedosamente o impõe”, diz o especialista em conflitos e segurança internacional, Julien Théron.   
 
Para o historiador Boris Akunin, Putin age como um monarca, totalmente isolado da realidade do mundo. “Tem que entender que ele é alguém que nem sabe usar a internet. Ele só é informado por relatórios impressos levados a ele por sua administração e os serviços secretos. E aqueles que levam têm tanto medo de desapontá-lo, que só lhe dão informações que ele gosta”. 
 
Mas, afinal, será que a guerra na Ucrânia será a última de Vladimir Putin? O historiador Boris Akunin acredita que os seus dias no poder estão chegando ao fim. “Vladimir Putin cometeu um erro monumental. Ele acha que está destruindo o Estado ucraniano, mas na realidade é seu próprio país que ele está destruindo. Putin não vai ficar no poder por muito mais tempo”.   
 
O documentário ‘Imperador Putin’ será exibido pela GloboNews, no próximo domingo, dia 8, às 23h30. 

Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem