Emissoras de Tv indicam satélites da StarOne e Sky para receber sinais de banda Ku




As emissoras de TV já indicaram ao GAISPI (grupo de acompanhamento que supervisiona a implementação das obrigações da faixa de 3,5 GHz) os dois satélites para os quais pretendem direcionar as transmissões dos sinais de TV aberta em banda Ku. São os satélites StarOne D2 e o satélite da operadora de TV paga Sky. A decisão final, contudo, ainda depende de uma avaliação técnica e a adequação das duas plataformas ao que está disposto no edital de 5G, o que depende de uma análise da Anatel que ainda não foi feita. A reunião para bater o martelo está marcada para o dia 16 de março.

O StarOne D2 é um satélite da Embratel/Claro recém lançado e que fica posicionado a 70ºW e o uso desta plataforma era tida como certa considerando os contratos já existentes entre as emissoras de TV e a Claro para uso do StarOne C2, onde hoje estão os canais transmitidos em banda C. Já a Sky, cujo satélite está na posição 43ºW, entrou no páreo no final do ano passado com uma proposta de valor extremamente agressiva junto às emissoras, mas a empresa também tem um relacionamento com as emissoras de TV porque muitos dos sinais da banda C já são distribuídos na sua operação de TV paga.

A decisão das emissoras de TV assume como premissa que todos os canais previstos no edital estarão nos dois satélites simultaneamente (ou seja, funcionarão de forma redundante) e que ambos serão transmitidos de forma aberta. Ou seja, o fato de  ser utilizado o satélite da Sky não significa que o serviço será pago.

Segundo apurou este noticiário, a opção das emissoras por estes dois satélites observou as melhores condições econômicas para a radiodifusão e o cumprimento dos critérios técnicos. Mas a Anatel ainda avaliará se haverá impactos significativos do uso de dois satélites tão distantes no arco orbital do ponto de vista de custo de apontamento e instalação, assim como a capacidade real dos dois satélites, vida útil etc. 

Os sinais distribuídos pelos satélites em banda Ku estão abrigando a migração dos sinais de TV aberta na banda C. Essa migração é necessária para evitar riscos de interferências do 5G com a recepção de TV via antenas parabólicas. Os beneficiários do Cadastro Único que utilizem parabólicas em banda C receberão gratuitamente kits de recepção em banda Ku. Para os demais usuários, a migração acontecerá voluntariamente e sem subsídio público, mas as transmissões dos canais abertos será interrompida na banda C.


Com informações, TELA VIVA

1 Comentários

Deixe seu comentário

  1. As antenas vão ter q serem trocadas, vão ser as mesmas p\ a recepção em tvs abertas ❓

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem