Cade prorroga investigação de suposto monopólio da Tv Globo no futebol nacional


Estádio do Maracanã | Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Uma briga antiga do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) com a TV Globo foi reaberta e tem tudo para render dor de cabeça à emissora carioca.

Inquérito de 2019 investiga um suposto monopólio do futebol nacional da Tv Globo e, depois de idas e vindas, tem a investigação retomada. A informação é de Gabriel Vaquer, do site Noticias da TV.

O procedimento está parado há praticamente um ano, a última diligência foi feita em abril de 2021. Desde então, o conselho apenas renova a investigação sem apresentar novos elementos.

A investigação agora foi prorrogada até maio. A Superintendência-Geral do Cade entendeu é preciso mais tempo para analisar os documentos. É a mesma justificativa que foi dada nas últimas quatro renovações do inquérito.

Quando começou a investigação, três anos atrás, o Cade começou a averiguação de um possível monopólio esportivo da emissora Carioca. Inicialmente, tratava-se de um inquérito para esclarecer a suposta desvantagem do contrato do Fortaleza com a WarnerMedia para o Brasileirão. Em 2020, porém, o conselho transformou um caso em investigação contra a Globo. A WarnerMedia já deixou de ter contrato para fazer a principal liga de futebol nacional.

Clubes alegaram receber menos dinheiro da  Tv Globo por terem fechado com a Warner. A emissora argumentou que essa questão já estava esclarecida, numa investigação feita pelo próprio Cade em 2016. O órgão seguiu com o inquérito mesmo assim e tentou correr atrás até de acordos sobre torneios de vôlei.

A última movimentação processual do caso foi em 14 de abril de 2021, quando a Globo respondeu ao Cade sobre o assunto e questionou a validade do inquérito.

Segundo a emissora, a atual direção do Cade apenas ressuscita um velho assunto que já foi investigado várias vezes –e que nada teria sido encontrado contra a Globo. O órgão ainda não respondeu a emissora sobre a duração da investigação.

Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem