Destaques

TV Brasil celebra 14 anos e lança perfil no TikTok


A TV Brasil está no TikTok. O perfil @tv.brasil, que já era movimentado desde o mês de outubro deste ano em fase experimental, será lançado oficialmente no aniversário de 14 anos da emissora pública, nesta quinta-feira, dia 2 de dezembro. O objetivo é levar a marca da TV Brasil a um público jovem e divulgar a grade de programação do canal, que contempla diversos conteúdos de interesse para esse grupo.

Entre os vídeos que poderão ser visualizados, compartilhados e "costurados" (funcionalidade utilizada no TikTok para interagir com vídeos publicados por outros usuários) estão os bastidores com os apresentadores dos telejornais, trechos de programas, conteúdos multiplataforma e as músicas, danças e memes que fazem sucesso na plataforma.

Segundo a gerente de Interatividade e Interfaces Digitais da EBC, Noemi Nunes Vieira, "a criação do perfil teve uma grande adesão do nosso público interno. Jornalistas, apresentadores, produtores, vários profissionais se envolveram com o projeto e têm feito conteúdos divertidos para publicação no TikTok. É uma rede social mais jovem, mais leve, que acabou contagiando nosso pessoal também. Além dessas produções personalizadas, também editamos e postamos conteúdos de programas licenciados como a novela, desenho animado e filmes, com objetivo de levar a programação da TV Brasil cada vez mais longe". 

Fernanda DeVilla, gerente Executiva de Redes Sociais da Empresa, completa: "A criação do perfil da TV Brasil no Tiktok é também uma oportunidade de divulgar toda a grade de programação da TV Brasil que possui diversos conteúdos de interesse desse público". 

Aniversário de 14 anos 

Nesta quinta, 2, a TV Brasil comemora 14 anos no ar. Ao longo dos últimos meses, a emissora pública gerida pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) inovou sua forma de atuação no que diz respeito à aquisição, produção, distribuição e comunicação. "Em abril, a TV Brasil estreou nova programação com séries documentais e de ficção inéditas, além de programas jornalísticos, infantojuvenis e atrações esportivas. Ao aprimorar a oferta de produções de qualidade em sinal aberto, aplicativos e redes sociais, on demand e em tempo real, o canal conquistou novos públicos", celebra o Presidente da EBC, Glen Valente.

O resultado se traduz no crescimento da audiência nos últimos meses: de acordo com dados do Painel Nacional de TV (PNT), a emissora iniciou novembro em 6º lugar no ranking, mantendo-se no top 10 da TV brasileira. Em números absolutos, a sexta posição na lista (que conta com 90 emissoras) representa o alcance de 4,5 milhões de lares nas localidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal.

Expansão do sinal digital 

Ainda neste ano, a TV Brasil firmou novas parcerias para expansão do sinal digital, por meio do programa Digitaliza Brasil, criado pelo Ministério das Comunicações. É o caso da Rede Minas e da TV UNIFAP – da Universidade Federal do Amapá -, que passaram a integrar a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), gerida pela EBC.

Formada por 48 emissoras afiliadas e quatro emissoras próprias, a RNCP de TV permite a distribuição de conteúdo de relevância nacional produzido localmente pelas afiliadas, além da expansão do sinal e alcance da programação da TV Brasil. Por meio do intercâmbio de conteúdo artístico e jornalístico, parcerias como essas agregam valor não só para a TV Brasil, mas para todo o sistema de comunicação pública do país.

Para participar da RNCP, as emissoras firmam contratos e acordos de cooperação em que se comprometem a transmitir a programação da EBC, como a da TV Brasil que já conta com todos os recursos de acessibilidade, obrigatórios por lei, e a participarem de coberturas especiais. Em contrapartida, a EBC auxilia as emissoras em processos de outorga de canais, disponibiliza suporte técnico, capacitação e cessão de equipamentos.

No final de novembro, a EBC realizou o Encontro da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), e reuniu cerca de 60 representantes de emissoras de TV e Rádio públicas do país, para discutir diretrizes e colaborações entre os veículos da Empresa Brasil de Comunicação e as radiodifusoras afiliadas, além de estabelecer metas e estratégias para a ampliação do alcance do sinal e conteúdos dos veículos EBC por meio da Rede.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário

google.com, pub-9520917601195140, DIRECT, f08c47fec0942fa0