Litoral catarinense é destaque no Globo Repórter desta sexta-feira


A rotina da Barra da Lagoa, em Florianópolis, na busca pelas tainhas, integra o material
(Foto: )

Das histórias de pescador que vão além de quando "o mar está para peixe" às paisagens exuberantes do Litoral Catarinense, a equipe da NSC TV convida os telespectadores a acompanhar no Globo Repórter desta sexta-feira (3), as riquezas que compõem o Litoral de Santa Catarina.

Para transmitir ao público as belezas do nosso Estado, a equipe viajou cerca de 6 meses por diversas regiões para apresentar os desenhos naturais e tradições litorâneas, além de vivências que fazem parte da construção da cultura catarinense. "Buscamos as tradições litorâneas mais enraizadas. Aquelas que os pescadores forjaram em séculos com o vento e o mar. Sua capacidade de aprender com a natureza. Seu engenho na luta pelo sustento", explica o jornalista Ricardo Von Dorff.

Entre os destaques do programa especial, a história do pescador mais antigo de Santa Catarina e as canoas de um pau só - herança milenar dos indígenas - serão apresentadas.

"Assim como fazemos diariamente nos telejornais, vamos levar Santa Catarina mais uma vez para todo o Brasil. A cada exibição especial atraímos novos olhares para cá, fortalecendo a imagem do Estado, além de fomentar o turismo e a economia local", afirma Daniella Peretti, gerente-geral de telejornalismo da NSC TV.

Registros raros

As produções começaram no final do mês de maio e, por se tratar de um programa voltado para a natureza, o vento nem sempre esteve a favor das gravações. Além das paisagens que atraem os visitantes para Santa Catarina, o público vai conhecer a espécie do menor golfinho do Brasil, a toninha da baía da Babitonga, em São Francisco do Sul, conhecida como "golfinho invisível", considerado raro e muito difícil de ser observado.

Com autorização do Instituto do Meio Ambiente (IMA), apoio da Polícia Militar Ambiental e auxílio de biólogos, a equipe chegou ao intocável maior santuário de reprodução de aves marinhas, localizado a 10 quilômetros da ilha de Santa Catarina, entre Florianópolis e Palhoça, onde vive um dos mamíferos mais raros do mundo, o preá. A espécie, que não possui registros de habitação em nenhum outro lugar do planeta, possui uma população estimada em 50 roedores. O animal é considerado o menor mamífero em distribuição geográfica.

Além dos registros raros, o programa destaca a importância da preservação da natureza de Santa Catarina.

"Este Globo Repórter do Litoral fala muito sobre preservação. A preservação da nossa história e da nossa natureza. Elas são preciosas demais pra se perder. Tive o prazer de dividir esta aventura de descobertas com os repórteres cinematográficos Mateus Castro e Marcos Schmitt. E elas foram muitas", destaca Von Dorff.

Post a Comment

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem